24/11/2019 às 17:35, atualizado em 25/11/2019 às 10:16

Mantimentos e telhas para família atingida pela chuva no Gama

Defesa Civil não constatou necessidade de interditar a residência

Por Agência Brasília

A forte chuva da noite de sábado (23) provocou destelhamento em uma casa localizada no Gama. Acionados pelos moradores através do número 199, quatro agentes da Subsecretaria do Sistema de Defesa Civil foram ao local  fazer uma avaliação e verificar se a área apresentava riscos.
A casa havia sido alagado e um quarto destelhado. Os moradores – uma mãe e dois filhos – receberam três colchões, oito telhas e uma cesta básica do órgão, que avaliou não ser necessário interditar a residência.
Para o subsecretário da Defesa Civil, coronel Sérgio Bezerra, este é um trabalho importante realizado pelo Governo do Distrito Federal (GDF), por meio da Secretaria de Segurança Pública (SSP/DF). “A ajuda humanitária é uma resposta do Governo do Distrito Federal para atendimento às necessidades básicas de abrigo e alimentação àqueles afetados por desastres”.
Na última semana, a Defesa Civil emitiu alerta de tempestades no Distrito Federal e orientou a população por meio de SMS. Este é o procedimento adotado pelo órgão para orientar a população quanto aos procedimentos a serem adotados diante do risco de inundações, alagamentos, temporais ou deslizamento de terra.
Em situações de emergência, o primeiro órgão a ser acionado é o Corpo de Bombeiros pelo 193. A Defesa Civil é chamada pelos militares quando há ameaça de desabamento. “Este é o procedimento a ser adotado, mas estamos disponíveis também em nossos canais de atendimento. A qualquer hora, o cidadão pode também ligar no 199 e solicitar informações”, afirmou Bezerra.
*Com informações da Secretaria de Segurança Pública (SSP)