24/11/2019 às 11:00, atualizado em 25/11/2019 às 10:39

Seminário discute enfrentamento a drogas nas escolas

Tema é o principal destaque de um evento promovido na segunda-feira (25) pelas secretarias de Educação e de Justiça e Cidadania

Por Agência Brasília *

Professores, orientadores educacionais, psicólogos, pedagogos e conselheiros tutelares terão oportunidade de participar de uma capacitação durante o III Seminário de Enfrentamento às Drogas nas Escolas, que se realiza na segunda-feira (25), no Centro de Ensino Médio 01 do Gama.

A iniciativa é das secretarias de Educação (SEE) e de Justiça e Cidadania (Sejus), que já levaram o seminário a Ceilândia, em junho; e a Planaltina, em setembro. Neste mês, além do Gama, o encontro contemplará as coordenações regionais de ensino do Recanto das Emas e de Santa Maria. O tema geral é “Drogas: prevenção e ação”.

Farão pronunciamentos na abertura, às 9h, o subsecretário de Enfrentamento às Drogas da Sejus, Robrigo Barbosa; o subsecretário de Educação Básica da SEE, Helber Ricardo Vieira; e os coordenadores das regionais de ensino do Gama, Cassia Maria Marques Nunes; do Recanto das Emas, Leandro Freire Lima, e de Santa Maria, Augusto César da Silva Freire.

Principais painéis

Ao longo da programação, haverá diferentes painéis. A pesquisadora Maria Lizabete Pinheiro de Souza, da FioCruz, apresentará “A prevenção do uso de drogas em escolas públicas: Como criar um contexto de confiança”. O professor Moisés Marcial Carvalho, da SEE, falará sobre o projeto “Sem drogas é curtição, com drogas é ilusão”.

Paulo Eduardo Barcelos Strack, da Subsecretaria de Segurança e Saúde no Trabalho (Segad) da SEE, fará explanações sobre o Programa de Atenção ao Dependente Químico (PADQ), do qual é coordenador. Também são da SEE os palestrantes que se apresentam na sequência – o subsecretário de Enfrentamento às Drogas da SEE, Rodrigo Barbosa, e o diretor de Educação do Campo, Direitos Humanos e Diversidade, Júlio César Moronnari de Souza.

Após o intervalo de almoço, serão apresentados os painéis “Drogas, escola e sociedade – Reflexões necessárias”, com o professor Pedro Henrique Antunes da Costa, da UnB; “O Conselho Tutelar no enfrentamento às drogas”, com o coordenador de Apoio aos Conselhos Tutelares, Fábio Ferreira Martins Silva; e “Atos infracionais análogos aos crimes de uso e tráfico de drogas”, com José Carlos Medeiros de Brito, do Conselho de Políticas sobre Drogas do Distrito Federal. Após o encerramento, haverá sorteio de livros.

Divulgação

III Seminário de Enfrentamento às Drogas nas Escolas

  • Segunda-feira (25), a partir das 9h, no Centro de Ensino Médio 01 do Gama – EQ 18/21 AE, Setor Leste.

 

* Com informações da SES