25/11/2019 às 19:48, atualizado em 25/11/2019 às 20:07

DF conquista terceiro lugar nas Paralimpíadas Escolares 2019

Delegação conquistou 55 medalhas em competição que reuniu equipes de todo o país

Por Agência Brasília *

20.11.19 - São Paulo, SP - Paralimpíadas Escolares no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro - FINAL DO FUTEBOL DE 7 - DISTRITO FEDERAL (CAMPEAO) X SAO PAULO. Foto: Ale Cabral/CPB.

Invictos: atletas do DF celebram conquista da medalha de ouro na final do futebol de 7 | Foto: Ale Cabral / Comitê Paralímpico Brasileiro

Após quatro dias de competição, o Distrito Federal conquistou nesta sexta-feira (22) o terceiro lugar geral nas Paralimpíadas Escolares 2019, competição disputada em São Paulo nesta última semana. A delegação brasiliense terminou os jogos com 55 medalhas, das quais 21 de ouro, 21 de prata e 13 de bronze.

Atrás apenas dos anfitriões paulistas, campeões da edição, e de Santa Catarina, o DF repetiu o feito da última edição, realizada em 2018, terminando na terceira posição entre as 27 unidades da Federação participantes.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Para o chefe da delegação do DF, Wanderson Cavalcante, o desempenho foi além do planejado. “Neste ano conseguimos levar apenas 54 atletas, enquanto São Paulo foi com 126 estudantes. Assim, o resultado foi mais do que o esperado. Isso demonstra que o DF tem muita qualidade, com excelentes professores e ótimos alunos”, destaca.

Entre os destaques, a equipe de natação, modalidade com mais conquistas: 21 medalhas. A bocha paralímpica também teve grande resultado, com a primeira colocação geral, assim como o tênis em cadeira de rodas.

Nos esportes coletivos, o DF também mostrou força no futebol de 7, sagrando-se campeão invicto. Também apresentou excelente desempenho no basquete em cadeira de rodas, com uma medalha de prata conquistada depois de uma final emocionante e decidida apenas na prorrogação.

As conquistas trazem motivação para profissionais e atletas do DF, com perspectiva de melhorias para o próximo ano. “Para 2020, podemos melhorar. A meta é levarmos mais alunos, para quem sabe subir um degrau no pódio. Para alcançar esse objetivo, planejamos desenvolver mais as modalidades paralímpicas no DF, de modo que os estudantes da rede participem dos eventos regionais e nacionais”, ressalta Cavalcante.

Medalhas do DF nas Paralimpíadas Escolares
Modalidade Ouro Prata Bronze
Atletismo 8 8 2
Basquete 1
Bocha 2 1 2
Futebol de 7 1
Judô 1
Natação 6 9 6
Parabadminton 1 1
Tênis em cadeira de rodas 2
Tênis de mesa 1 2 1
Total 21 21 13

 

* Com informações da Secretaria de Educação