25/11/2019 às 18:41, atualizado em 25/11/2019 às 20:09

Pedidos de implantação definitiva de empresa aumentam 33% em 2019

Secretaria de Desenvolvimento Econômico atendeu a mais de 2 mil empresários que buscaram orientação para seus negócios

Por Agência Brasília *

| Foto: Secretaria de Desenvolvimento Econômico

O fim de ano vai ser de comemoração para a empresária Nágela Maria. Dona da Czar Confecções Indústria e Comércio LTDA, firma especializada em roupas femininas e para noivas, ela se instalou no Polo de Modas do Guará há 22 anos, mas somente nesta sexta-feira (22) realizou um sonho antigo: receber o Atestado de Implantação Definitivo (AID) de sua empresa. O número de atestados emitidos entre janeiro e novembro deste ano é 33% maior do que o registrado no mesmo período de 2018, quando foram liberados 30 documentos.

“Com este documento poderei conseguir incentivos bancários e investir em mais maquinários para expandir minha produção e voltar a crescer”, comemorou.

Nágela faz parte de um grupo de 40 empresas que receberam o AID da Secretaria de Desenvolvimento Econômico neste ano. O próximo passo de Nágela e de outros empresários que receberam o documento será conseguir a escritura definitiva dos respectivos imóveis. Juntas, essas empresas cumpriram os requisitos do Programa de Apoio ao Empreendimento Produtivo do Distrito Federal (Pró-DF II) e criaram 1.354 empregos formais.

A empresária se emocionou ao receber o documento. Ela já exportou biquínis até para Itália e França, mas a crise econômica nacional encolheu seu negócio. Agora, com a AID em mãos, Nágela acalenta novos sonhos. “Com este documento poderei conseguir incentivos bancários e investir em novas maquinas para expandir minha produção e voltar a crescer”, disse Nágela.

Com a AID em mãos, Nágela emocionou-se e já traça planos de expansão de seu negócio | Foto: Secretaria de Desenvolvimento Econômico / Divulgação

Além dos novos AID emitidos, a SDE também realizou neste ano vistoria em 1.783 imóveis do PRÓ-DF II e programas anteriores e prestou atendimento a mais de dois mil empresários em 2019. “O número reforça o compromisso da secretaria com o programa vigente para viabilizar empreendimentos já instalados, bem como seu principal objetivo, que é a geração de emprego e renda para DF”, destaca a subsecretária de Programas e Incentivos Econômicos, Fabiana Di Lucia Peixoto.

Desenvolve DF

No final de setembro o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, enviou à Câmara Legislativa (CLDF) projeto de lei que cria um novo programa de desenvolvimento econômico, o Desenvolve DF. Formulado pela SDE e pela Companhia Imobiliária de Brasília (Terracap), o programa substitui o atual Pro-DF, suspenso desde 2017 por decisão do Tribunal de Contas do DF.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Segundo o novo projeto, as novas empresas que se instalarem nas Áreas de Desenvolvimento Econômico receberão os lotes no modelo de Concessão de Direito Real de Uso por até 30 anos, renováveis por igual período. Para ter direito à concessão, as corporações são obrigadas a criar vagas de trabalho.

 

* Com informações da Secretaria de Desenvolvimento Econômico