26/11/2019 às 18:16, atualizado em 26/11/2019 às 18:23

Casa de Chá recebe corais e clássico do balé pelo projeto Natal na Praça

Apresentações na Praça dos Três Poderes transcorrem até 22 de dezembro, aos sábados e domingos

Por Agência Brasília *

Brasília 26.11.2019//Decoração de Natal no CAT Casa de Chá, na Praça dos Três Poderes.Foto Luís Tajes/Setur-DF

Decoração de Natal no Centro de Atendimento ao Turismo na Casa de Chá | Foto: Luís Tajes / Secretaria de Turismo

O Natal de Brasília será encantador e vai transformar o coração da Esplanada dos Ministérios em um grande palco para corais e apresentações de balé no âmbito do projeto Natal na Praça. A partir deste sábado (30), decoração e iluminação especiais criarão um clima natalino que transformará a Casa de Chá, localizada na Praça dos Três Poderes, na “Casa do Quebra-Nozes”.

Para compor a programação de fim de ano, corais tradicionais da cidade vão se apresentar no local. Bailarinos, por sua vez, interpretarão o clássico O Quebra-Nozes, do compositor russo Piotr ILitch Tchaikovsky. As apresentações serão realizadas até 22 de dezembro, sempre aos sábados e domingos, das 18h às 19h30.

“O nosso Natal vai ser espetacular. Vamos proporcionar aos brasilienses e turistas um verdadeiro espetáculo natalino. A Casa de Chá vai se transformar em um local lúdico e acolhedor para receber os corais e as apresentações de balé. E a Fecomércio, apoiada pelo GDF, vai promover uma iluminação que transformará a Torre de TV de Brasília na maior árvore de natal do Brasil. Vamos oferecer a brasilienses e turistas uma experiência única e gratuita”, ressalta a secretária de Turismo do DF, Vanessa Mendonça.

Corais tradicionais da cidade interpretarão repertórios com canções natalinas e sacras. A Serenata de Natal da Universidade de Brasília (UnB) abrirá a programação com 140 vozes no dia 30, seguida pelo Coral Madrigal da UnB no dia 1º de dezembro. Na semana seguinte, o Coral Adventista de Brasília subirá ao palco no sábado (7). No domingo (8), será a vez do Coral do Senado.

Brasília 26.11.2019//Decoração de Natal no CAT Casa de Chá, na Praça dos Três Poderes.Foto Luís Tajes/Setur-DF

Presépio e manjedoura já estão montados na Casa de Chá | Foto: Luís Tajes / Secretaria de Turismo

No próximo fim de semana (14/12) será a vez do grupo Mais que Palavras, da Presbiteriana Nacional, e do coral infantil Totus Tuus, da Igreja Dom Bosco (15/12). Para encerrar a programação, o coral Coro Encena (21) e os corais Mokiti Okada de Brasília e Vozes de Ouro, da Igreja Messiânica de Brasília (22/12).

Após as apresentações dos corais, o grupo Bailarinos de Brasília interpretará trechos do clássico balé O Quebra-Nozes. As renomadas Ielda Anneliese e Norma Lília Biavatti assinam a coreografia do espetáculo e as diretoras artísticas são as professoras e bailarinas Tereza Maria Braga e Paula Nóbrega.

Em 14 de dezembro a programação ainda vai contar com a passagem da Caravana de Natal da Coca-Cola. Papai Noel, urso polares e músicas natalinas compõem a apresentação.

Sempre Monumental

Os brasilienses e visitantes também vão poder vivenciar o Natal Sempre Monumental, idealizado pela Fecomércio e apoiado pelo Governo do Distrito Federal. O lançamento será no dia 7 de dezembro em um palco montado em frente à fonte da Torre de TV. Um grande palco com cenografia natalina abrigará a Filarmônica de Brasília, com 80 integrantes, um coral e um clown para entreter e conduzir toda a cerimônia de lançamento. Ao final haverá uma apresentação pirotécnica de três minutos.

A cada noite uma iluminação transformará a Torre de TV de Brasília na maior árvore de natal do Brasil, oferecendo um espetáculo inesquecível aos visitantes. Haverá também a “Vila do Noel”, composta por cenografias natalinas com ar mágico, além de muita gastronomia e produtos artesanais. O Serviço Social do Comércio (Sesc) também entrará em cena com atrações artísticas.

O presidente da Fecomércio-DF, Francisco Maia, explica que o projeto é idealizado há cerca de três anos. “Esse é um trabalho desenvolvido pelo setor produtivo para Brasília”, resume. “E o nosso maior presente é poder proporcionar esse espetáculo justamente quando a capital da República está prestes a completar 60 anos de existência. Mostrando, assim, a magnitude que a nossa cidade, o nosso povo e a nossa história representam.”

Serviço:

Natal na Praça

Onde: Praça dos Três Poderes

Quando: de 30 de novembro a 22 de dezembro, sempre aos sábados e domingos, das 18h às 19h30

Entrada gratuita

30/11 – Serenata de Natal da UnB (140 vozes)
01/12 – Coro Madrigal da UnB (20 vozes)
07/12 – Coral Adventista de Brasília (40 vozes)
08/12 – Coral do Senado (35 vozes)
14/12 – Conjunto Mais que Palavras, da Presbiteriana Nacional (40 vozes)
15/12 – Coral Infantil Totus Tuus, da Igreja Dom Bosco (26 vozes)
21/12 – Coral Coro Encena (14 vozes)
22/12 – Corais Mokiti Okada de Brasília e Vozes de Ouro, da Igreja Messiânica de Brasília (20 vozes)

 

* Com informações da Secretaria de Turismo