27/11/2019 às 16:28, atualizado em 27/11/2019 às 16:36

Dia de feira especial na comunidade rural de Rio Preto

Serão oferecidos produtos alimentícios e artesanato fabricados pelos moradores locais. Parceria com a SPP/DF vai garantir a emissão de RG 

Por Agência Brasília *

Os produtores e toda a comunidade rural do Rio Preto, região administrativa de Planaltina-DF, vão ter nesta quinta-feira (28) um dia diferente, com diversas atividades e serviços – como a expedição de segunda via da  carteira de identidade. 

O evento, organizado pela Emater-DF em parceria com a Secretaria de Segurança Pública e a Polícia Civil, foi viabilizado para facilitar a vida dos moradores com deslocamento, além de oferecer um dia de vendas, aprendizado, interação e lazer para o público.

A emissão de primeira e segunda vias de RG será realizada entre 9h e 16h. Segundo a gerente do escritório da Emater-DF em Rio Preto, Amanda Venturim, ainda neste ano foi realizada ação para emissão de CPF, já que vários produtores e crianças estavam sem o documento na região. 

Foi na ocasião que surgiu a demanda por RG. “Fizemos um levantamento sobre a quantidade de primeira e segunda vias e, diante das dificuldades dos produtores, viabilizamos as parcerias”, ressaltou.

Dia de feira

Foto: Agência Brasília/Arquivo

Ainda nesta quinta-feira (28), um grupo de produtores locais também vai oferecer produtos alimentícios como pães, cucas, bolachas, doces artesanais, queijos e bolos. Bijuteria e artesanatos, tudo fabricado pelos produtores familiares locais, também estarão à venda. O Dia de Feira do Rio Preto acontece a cada dois meses. “A gente tenta pegar alguma reunião da escola ou o início de mês para juntar os produtores e fazer esse Dia de Feira.”

Oficina de sucos funcionais
Por meio do Centro de Capacitação Tecnológica e Desenvolvimento Rural da empresa, a Emater-DF vai oferecer uma oficina de sucos funcionais. O objetivo é mostrar para os produtores e para as mulheres rurais as funções e nutrientes disponibilizados na junção de algumas frutas e como melhor aproveitar esses alimentos na produção de sucos”, ressalta Amanda Venturim.

Doação e troca
Os produtores também vão poder trocar sapatos, roupas, móveis, panelas e objetos diversos por meio do projeto Mãos que Doam, Mãos que Recebem, encampado pelo escritório da Emater-DF na região. A extensionista Regina Lima, que atua junto aos produtores na região, explicou que os produtores levam o que não querem e trocam por algo que esteja à disposição e já foi doado por outras pessoas.

“Essa proposta surgiu da preocupação da gente diante da carência da comunidade, que vive em um local distante, sem muita renda, sem oportunidades de trabalho e em condição de extrema pobreza”, disse Regina.

Qualquer pessoa pode participar com doações e também das trocas. “Esse projeto acontece uma vez por mês ou sob demanda. Quando alguém precisa de alguma coisa que a gente sabe que tem lá, a gente leva até essa família”, ponderou Amanda Venturim. 

Interessados em doar para o projeto podem procurar o escritório da Emater-DF em Rio Preto ou entrar em contato pelo telefone (61) 3501-1993.


Serviço

Dia de Feira e Expedição de RG

Local: Escritório da Emater-DF em Rio Preto, 

Planaltina (Nucleo Rural do Rio Preto – Sede – DF 320)

Data: 28/11/2019

Horário: 9h às 16h

Mais informações pelo telefone: (61)3501-1993


* Com informações da Emater-DF