28/11/2019 às 10:29

Hran realiza força-tarefa para cirurgias de vasectomia  

Foram feitos 16 procedimentos em dois dias. A fila da unidade foi reduzida pela metade

Por Agência Brasília *

Dezesseis pacientes que estavam em lista de espera para cirurgia de vasectomia no Hospital Regional da Asa Norte (Hran) passaram pelo procedimento nessa terça (26) e quarta-feiras (27). O número representa metade da fila de espera atual. “Normalmente, realizamos de dois a três procedimentos deste por semana. Como concentramos nossos seis urologistas em duas salas do Ambulatório de Pequenas Cirurgias, conseguimos realizar mais procedimentos em menos tempo”, destaca o diretor do Hran, Leonardo Sousa Ramos.

Ele explica que o restante da demanda será atendido no processo regular. “Até chamamos mais pacientes da fila, mas alguns não compareceram”, lamenta. A força-tarefa faz parte das ações do Novembro Azul, que, além de conscientizar sobre o câncer de próstata, também desenvolve ações relacionadas à saúde do homem como um todo.

Procedimento
A vasectomia é uma pequena cirurgia, com anestesia local, que interrompe a circulação dos espermatozoides conduzidos através do epidídimo (um tipo de tubo em forma de novelo localizado na parte superior dos testículos) para os canais deferentes, que desembocam na uretra.
Após a vasectomia, a ejaculação continua normal, mas não haverá espermatozoides no líquido ejaculado.

*Com informações da Secretaria de Saúde