28/11/2019 às 14:56

Servidores são treinados para atender pacientes

Atuação do Centro de Diabetes e Hipertensão da Região Leste é modelo para o projeto

Por Agência Brasília *

Termina nesta sexta-feira (29) a preparação de servidores do Distrito Federal e de outros estados para colocar em operação o Modelo de Atenção às Condições Crônicas, a partir do desenvolvimento da assistência, educação, supervisão e pesquisa. O Centro de Atenção em Diabetes e Hipertensão (CADH) da Região de Saúde Leste, que atende crianças, adolescentes e adultos, é considerado modelo para o projeto de Planificação da Atenção Ambulatorial Especializada.

O treinamento dos analistas da tutoria de Atenção Ambulatorial Especializada (AAE) do PlanificaSUS está ocorrendo no Espaço Saúde do CADH/CADHIn, na Policlínica do Paranoá. O objetivo é preparar os analistas de Tutoria do PlanificaSUS para capacitar os profissionais dos ambulatórios de outros estados.

Participam do encontro servidores de vários estados, entre eles Sergipe, Pernambuco, Bahia, Rio Grande do Norte e Amazonas para utilizar o Modelo de Atenção às Condições Crônicas.

Prática assistencial
“Este é um momento projetado para instrumentalizar os tutores de vivências da prática assistencial, acompanhando o atendimento junto aos servidores e usuários do CADH e CADHin, com supervisão das equipes do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e da Sociedade Beneficente Israelita Albert Einstein”, ressalta  a superintendente da Região de Saúde Leste, Raquel Beviláqua.

Desenvolvida pelo Conass, a Planificação da Atenção à Saúde (PAS) é um instrumento de gestão e organização da Atenção Primária à Saúde (APS) e da Atenção Ambulatorial Especializada (AAE), que apoia o corpo técnico gerencial das secretarias estaduais e municipais de Saúde na organização de seus micros e macroprocessos.

Foto: Dislley Neves/Saúde-DF