29/11/2019 às 13:43, atualizado em 29/11/2019 às 13:53

Formada primeira turma do #PartiuFuturo

Cerca de 4,2 mil pessoas participaram da cerimônia de entrega de certificados aos mais de 1,8 mil alunos do projeto

Por Agência Brasília *

Rayane dos Santos, recém-capacitada em atendente de consultório médico: “Fiz entrevista e começo a trabalhar na área em uma semana” | Fotos: Marcos Soares / Sedes

“Fiz entrevista e começo a trabalhar na área em uma semana”, relata Rayane dos Santos, de 23 anos, que se capacitou como atendente de consultório médico. Já o estudante de enfermagem João Victor Garcia disse que já tinha alguma experiência na área de web designer, mas queria expandir o conhecimento para fortalecer o próprio negócio. “Com essa certificação, acredito que conseguirei ofertar um serviço mais sólido e eficiente”, destaca.

João Victor Garcia aperfeiçoou sua experiência como web designer: “Com essa certificação, acredito que conseguirei ofertar um serviço mais sólido e eficiente”

Esses são dois dos mais de 1,8 mil formandos dos 11 cursos de capacitação do #PartiuFuturo que receberam a certificação na noite de quinta-feira (28), durante cerimônia realizada no Estádio Nacional Mané Garrincha. O evento contou com atrações artísticas e com a presença de cerca de 4,2 mil pessoas, entre parentes e amigos dos alunos.

Iniciativa bem-sucedida

“O objetivo é continuar capacitando jovens para o mercado de trabalho”, enfatizou, em seu discurso, o secretário de Desenvolvimento Social, Ricardo Guterres, que se comprometeu a seguir com o projeto em 2020. “A ideia é ampliar o número de vagas e a oferta de cursos.”

Representando o governador Ibaneis Rocha, o secretário de Governo, José Humberto Pires, compôs a mesa de autoridades e destacou a importância da capacitação para o mercado de trabalho: “Quanto mais a pessoa se aperfeiçoa, mais ela tem chances de uma melhor colocação profissional”.

Paraninfa da turma, a deputada federal Flávia Arruda agradeceu a honra de ter sido escolhida e ressaltou: “Continuem agarrando com seriedade todas as oportunidades. Esse é somente o primeiro passo da caminhada de cada um de vocês”.

O projeto

Com o objetivo de preparar jovens para o mercado de trabalho, a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) lançou o #PartiuFuturo. Voltado a cidadãos de baixa renda de 15 a 29 anos, o projeto deu oportunidade de capacitação para mais de 1,8 mil pessoas em 11 cursos profissionalizantes gratuitos.

As aulas, em parceria com a empresa Prime Educ, ocorreram em unidades educacionais no Plano Piloto e em Taguatinga. A capacitação foi 60% prática e 40% teórica, elaborada por professores com experiência no mercado de cursos profissionalizantes, coordenação pedagógica e monitorias. Houve também palestras de empresários sobre mercado de trabalho, motivação e empreendedorismo.

Os cursos oferecidos foram de artesanato e biojoias, assistente administrativo, atendente de consultório médico, auxiliar de contabilidade, maquiagem e design de sobrancelhas, mecânica de automóveis, montagem e manutenção de microcomputadores, operador de redes de teleprocessamento, programador de app android, robótica e web designer.

As aulas começaram em 2 de outubro, totalizando uma carga de 200 horas/aula. Os participantes receberam todo o material didático, desde apostilas de estudo a uniformes.

* Com informações da Sedes

OBS: Os personagens do primeiro parágrafo são os que estão recebendo o certificado das mãos do secretário.

Fotos: MARCOS SOARES/SEDES