02/12/2019 às 11:27

UBSs da Região Sudoeste encerram o Novembro Azul

Homens fizeram aferição da pressão arterial, glicemia e receberam o encaminhamento para o exame de PSA, usado para rastrear câncer na próstata

Por Agência Brasília *

As unidades básicas de saúde (UBSs) da Região Sudoeste intensificaram as ações do Novembro Azul no final do mês. Somente na última semana, as UBS 5 e 9 de Samambaia, 1 e 7 de Taguatinga, 8 e 11 do Recanto das Emas e a 1 de Águas Claras mobilizaram a população masculina para os cuidados com a saúde e a prevenção de doenças.

Em todas as unidades os homens puderem realizar aferição da pressão arterial, glicemia e receber o encaminhamento para o exame de PSA, antígeno específico que detecta alterações na próstata, usado para rastrear este tipo de câncer.

Na UBS 8 do Recanto das Emas, 60 homens receberam atendimento médico, encaminhamentos para exames, com avaliação individual pelo profissional de saúde.

“Esse momento para os homens é importante porque eles, geralmente, não vão à unidade. Só aparecem quando já estão doentes e não fazem os exames de rotina como a mulher. Aproveitamos para oferecer os serviços de imunização, para que pudessem completar seus sistemas de vacina. Vimos que a maioria saiu satisfeita com o atendimento”, relatou a enfermeira Eugênia Rodrigues do Nascimento.

Foto: Secretaria de Saúde/Divulgação

A UBS 9 de Samambaia trabalhou a conscientização por meio de palestra, com foco na alimentação saudável como meio de prevenção de doenças crônicas, aproveitando a oportunidade para também falar do Novembro Azul e do diabetes.

Já na UBS 7 de Taguatinga, o tema da palestra foi a ‘Saúde do homem e o câncer de próstata’. Também foi oferecida consulta odontológica e cabeleireiro para o público masculino cuidar da beleza.

A UBS 1 de Águas Claras realizou uma roda de conversa chamada de ‘Papo de homem’. Os pacientes puderam esclarecer as dúvidas mais frequentes relacionadas à sua saúde e ao câncer de próstata, inclusive sobre a realização dos exames. Também foi abordado o tema da masculinidade tóxica e o preconceito em relação aos cuidados masculinos.

A maioria das unidades ofereceu café da manhã e Práticas Integrativas em Saúde disponíveis nos grupos de cada local.

* Com informações da Secretaria de Saúde-DF