03/12/2019 às 17:09, atualizado em 03/12/2019 às 17:24

Projeto leva crianças de Planaltina para visita ao cinema

Maioria dos jovens nunca havia assistido a um filme na telona. Iniciativa não teve custos graças à busca por parceiros

Por Gizella Rodrigues, da Agência Brasília

A manhã desta terça-feira (3) foi especial para os alunos do Centro de Ensino do Pipiripau II, no núcleo rural de Planaltina. Com ajuda do GDF, eles ganharam o presente de Natal antecipado e realizaram um sonho: foram ao cinema, programa inédito para a maioria deles. A iniciativa foi do gabinete da primeira-dama do Distrito Federal, Mayara Noronha Rocha, e de Ana Paula Hoff, esposa do vice-governador Paco Britto.

As cerca de 500 crianças e adolescentes, com idade entre 4 e 19 anos, acordaram cedo. Às 8h já estavam na escola, que tem turmas das primeiras séries da Educação Infantil até o fim do Ensino Médio. Embarcaram em 11 ônibus e, depois de 50 quilômetros, chegaram ao Shopping Casa Park, onde ocuparam três salas de cinema. Com direito a pipoca e refrigerante, assistiram à animação russa O Reino Gelado: a Terra dos Espelhos, uma sequência da saga O Reino Gelado, baseada no conto A Rainha da Neve, do escritor dinamarquês Hans Christian Andersen, de 1844. Trata-se da mesma inspiração do sucesso da Disney, Frozen — Uma Aventura Congelante.

A ação faz parte do projeto Nosso Natal Rural, iniciativa que beneficiará mais de 1,4 mil alunos de quatro escolas em áreas rurais do DF, o Café Sem Troco, no Paranoá, o Rodeador, em Brazlândia, o núcleo rural Cachoeirinha, em São Sebastião, além do Pipiripau. A ideia é proporcionar uma experiência de Natal para as crianças com um dia especial, onde elas poderão realizar sonhos e participar de atividades que não costumam ser parte do seu cotidiano.

Na próxima quarta-feira (11), 154 alunos da Escola Classe Núcleo Rural Cachoeirinha participarão de atividades recreativas na Residência Oficial de Águas Claras e lancharão no Mc Donalds.  Os estudantes da Escola Classe Café sem Troco e da Escola Irmã Maria Regina Valanes Regis, em Brazlândia, participarão de atividades recreativas e educacionais dentro da escola, como chegada do Papai Noel, distribuição de presentes, tirolesa e teatro, além de apresentação de viaturas do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar.

Campanha Vem Brincar
Segundo Ana Paula Hoff, o projeto surgiu durante as reuniões para a organização da campanha Vem Brincar, que arrecadou mais de 30 mil livros e brinquedos no Dia das Crianças. “Era interesse do governador Ibaneis Rocha que a gente tivesse esse olhar especial para a área rural”, afirmou. “Pretendemos ampliar a ação nos próximos anos. Essas escolas são as primeiras, tenho certeza que vamos atender muito mais no ano que vem”, disse. Ela ressaltou que a iniciativa não teve nenhum custo para o governo. “Nosso trabalho foi articular os parceiros”, esclareceu.

Segundo Ana Paula Hoff, o projeto surgiu em reuniões para a organização da campanha Vem Brincar, que arrecadou mais de 30 mil livros e brinquedos

O diretor do Centro de Ensino do Pipiripau II, Orlei Rufino de Oliveira, contou que a maioria das crianças nunca tinha ido ao cinema antes. “A experiência que eles têm é quando nos reunimos na escola e assistimos a um filme na televisão pequena com pipoca e refrigerante”, disse. Segundo o diretor, os pais também se animaram com o passeio e quase todos autorizaram a ida dos filhos ao cinema. “Acho que nem 10% dos alunos ficaram de fora. Nunca fizemos um passeio para vir tanto aluno, até os pais dos mais novos autorizaram”, contou.

Enquanto ir ao shopping e assistir um filme faz parte da rotina de grande parte dos adolescentes, Nerisvan Ferreira de Paula Filho, 18 anos, foi ao cinema pela segunda vez na manhã desta terça-feira. “Da outra vez eu tinha uns 12 ou 13 anos. Vi o filme dos Smurfs, em um passeio da escola”, contou. Segundo ele, o cinema mais próximo de casa fica em Formosa (GO), a cerca de 40 km de distância. “Tudo é muito longe. Não faz parte da nossa rotina, não temos acesso a esse tipo de programa”, disse.

Sonho
Antes da sessão começar, Jéssica Cristina, 19 anos, se lembrava bem da última e única vez que tinha ido ao cinema. Foi há cerca de quatro anos em uma viagem com a família para Paracatu (MG). “Era meu sonho assistir a um grande lançamento. Vi um filme em 3D, parecia que eu estava dentro do filme, me lembro da tela bem grande. Foi muito legal”, contou.

A pequena Elen Souza Pires, 10 anos, teve a oportunidade de guardar lembrança parecida. Ela nunca tinha ido ao cinema e adorou a experiência. “Vou contar tudo para meus pais, nunca vou esquecer desse dia”, disse, após ver o filme compenetrada e com muita emoção. As crianças soltaram gritos de espanto “oh”, “meu Deus” quando as luzes da sala se apagaram, se divertiram com as peripécias da protagonista Gerda e seus amigos, e aplaudiram no fim da película.