04/12/2019 às 15:12, atualizado em 04/12/2019 às 15:16

Parques do Brasília Ambiental ganham nova categoria

A recategorização garante que as Unidades de Conservação da Natureza (UCs) tenham a destinação adequada, de acordo com os atributos ecológicos existentes

Por Agência Brasília *

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, sancionou nesta quarta-feira (4), a recategorização de 12 áreas ecológicas protegidas administradas pelo Brasília Ambiental. A lei publicada no Diário Oficial altera a nomenclatura de parques como o Três Meninas, de Samambaia Norte, agora renomeado como Parque Ecológico Três Meninas e do Parque Recreativo de Santa Maria, que agora passa a ser Parque Ecológico de Santa Maria, em adequação às categorias previstas no Sistema Distrital de Unidades de Conservação da Natureza (SDUC).

A recategorização garante que as Unidades de Conservação da Natureza (UCs) tenham a destinação adequada, de acordo com os atributos ecológicos existentes e um planejamento que garanta o cumprimento dos objetivos para os quais foram criadas. Além disso, a destinação de recursos oriundos de compensação ambiental também necessita que essas áreas estejam adequadas à legislação vigente.

“Nesse sentido, alguns parques que antes eram classificados como Ecológicos, passaram a receber a classificação de Refúgio da Vida Silvestre por possuírem características de maior vulnerabilidade ambiental justificando a modificação para uma categoria de Proteção Integral, como é o caso do Canjerana e do Garça Branca, ambos localizados no Lago Sul”, explicou a superintendente de Unidades de Conservação, Biodiversidade e Água do Brasília Ambiental, Rejane Pieratti.

Na semana passada outros quatro parques tiveram sua nomenclatura alterada, via Lei Complementar nº 955: o Refúgio da Vida Silvestre Mestre D’Armas, Refúgio da Vida Silvestre Morro do Careca, Parque Ecológico do Anfiteatro Natural do Lago Sul e Monumento Natural Dom Bosco.

Processo

Após estudos técnicos e confecção da proposta para os 73 parques do DF realizado por Grupo de Trabalho, entre agosto e setembro de 2015, o Brasília Ambiental realizou consulta pública on-line para que a população pudesse opinar sobre a nova classificação das unidades, em diferentes graus dos grupos de Proteção Integral e de Uso Sustentável.

Após a fase da escuta pública, todas as contribuições foram analisadas e incluídas em um parecer final e o encaminhamento de minutas de projetos de Lei, para tramitação, aprovação e sanção dos poderes executivo e legislativo local.

Confira os 12 parques que foram recategorizados pela Lei 6.414/2019

 

Como era Como ficou
Parque Recreativo Sucupira Parque Ecológico Sucupira
Parque Três Meninas Parque Ecológico Três Meninas
Parque Recreativo de Santa Maria Parque Ecológico de Santa Maria
Parque Ecológico e Vivencial do Riacho Fundo Parque Ecológico do Riacho Fundo
Parque Ecológico e Vivencial de Candangolândia Parque Ecológico dos Pioneiros
Parque Ecológico e Vivencial da Vila Varjão Parque Ecológico da Vila Varjão
Parque Ecológico Canjerana Refúgio de Vida Silvestre Canjerana
Parque Ecológico Garça Branca Refúgio de Vida Silvestre Garça Branca
Parque Ecológico dos Pequizeiros Parque Distrital dos Pequizeiros
Parque Ecológico e Vivencial do Retirinho Parque Distrital do Retirinho
Parque Ecológico e Vivencial do Recanto das Emas Parque Distrital Recanto das Emas
Parque Ecológico e Vivencial Cachoeira do Pipiripau Área de Relevante Interesse Ecológico Cachoeira do Pipiripau

* Com informações do Brasília Ambiental