06/12/2019 às 19:15, atualizado em 06/12/2019 às 19:18

Torre de TV: Natal Sempre Monumental muda trânsito

De acordo com os organizadores, cerca de 30 mil pessoas devem comparecer aos três shows previstos para a abertura

Por Agência Brasília *

A maior árvore de natal do Brasil será acesa em Brasília no evento “Brasília, natal sempre monumental”, que começa às 19h, do próximo domingo (8), na Torre de TV de Brasília. De acordo com os organizadores, cerca de 30 mil pessoas devem comparecer aos três shows previstos para a abertura. A torre, com 224 metros de altura, terá 200 refletores e 300 pontos de LED coloridos. Haverá, ainda, queima de fogos. As luzes serão acesas todos os dias, das 19 às 1h da madrugada, até o dia seis de janeiro.

A Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP/DF) coordenou, junto às Forças de Segurança, organizadores do evento e outros órgãos de governo, a elaboração do protocolo que norteará a operação de segurança no show de lançamento e durante os dias de permanência da árvore. As ações serão monitoradas pelo Centro Integrado de Operações de Brasília (CIOB).

A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) fará a segurança e fiscalização de trânsito durante o evento no domingo (8). Duas plataformas de observação elevadas serão instaladas próximas ao palco. Unidades especializadas farão patrulhamento nas imediações do local do show. O policiamento na Rodoviária do Plano Piloto será reforçado e o caminho até a Torre de TV terá o apoio da Cavalaria.

Até janeiro, a segurança do local será incluída no Policiamento Intensivo de Natal, que já reforça, com 750 policiais extras, o policiamento nas áreas de grande circulação de pessoas devido às festas de fim de ano. Até o dia seis de janeiro, uma equipe fixa da PMDF vai garantir a segurança de quem for à Torre de TV.

O major Ricardo Kotama, da Seção de Planejamento do Comando de Policiamento Metropolitano da PMDF, orienta sobre os cuidados e objetos não permitidos na área do show. “Pedimos à população que tome cuidado com os smartphones, para evitar perdas e furtos de aparelhos. É importante lembrar que não será permitido, no evento, objetos de vidro ou outros que possam causar danos a outras pessoas”.

O Corpo de Bombeiros Militar (CBMDF) e a Defesa Civil do DF realizaram vistoria nas estruturas de palco e nas auxiliares, bem como nas instalações elétricas. O 1º Grupamento de Bombeiros Militar, localizado próximo à Vila Planalto, estará de prontidão para emergências. A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) reforçará o efetivo da 5ª Delegacia de Polícia, que fica a poucos metros do local do evento.

A organização do evento instalará dois postos médicos e cinco UTIs móveis. Serão empregados, ainda, 36 brigadistas socorristas e 94 seguranças particulares.

Trânsito

Com exceção do estacionamento da Feira da Torre, todos os outros serão interditados na madrugada de sábado para domingo para a instalação das estruturas do evento. O estacionamento da Fundação Nacional de Artes (Funarte), que fica ao lado da feira, será destinado aos veículos de aplicativo, mas somente para embarque e desembarque de passageiros.

As alças de acesso ao viaduto que fazem a ligação entre a S1 e N1 às vias W3 Sul e Norte podem ser fechadas de acordo com a avaliação dos policiais. O coronel Eduardo Condi, do Comando de Policiamento de Trânsito, recomenda aos motoristas que fiquem atentos à sinalização de trânsito e à orientação dos agentes. “Faremos o controle do trânsito e vamos auxiliar na travessia de pedestres. Será feita, também, a operação Álcool Zero, para coibir a embriaguez ao volante”.

De acordo com o coronel Condi, as alternativas para os motoristas são os estacionamentos do Parque da Cidade, dos Setores Hoteleiros Sul e Norte, do Estádio Nacional e do Edifício Brasil 21. “Recomendamos aos pedestres que utilizem os semáforos nas laterais da Torre de TV para a travessia segura do Eixo Monumental”.

* Com informações da Secretaria de Seguranças Pública