11/12/2019 às 16:08, atualizado em 11/12/2019 às 17:39

Estudantes da área rural do DF ganham passeio especial  

Alunos da Escola Classe Núcleo Rural Cachoeirinha, de São Sebastião, visitaram a Residência Oficial de Águas Claras (Roac) e uma unidade do McDonald’s, em Taguatinga

Por Ian Ferraz, da Agência Brasília

Alunos da Escola Classe Núcleo Rural Cachoeirinha, de São Sebastião, vivenciaram uma experiência única nesta quarta-feira (11). As crianças participaram de um passeio recreativo na Residência Oficial de Águas Claras (Roac) e em uma unidade da rede de fast food McDonald’s, em Taguatinga. A iniciativa faz parte do programa Nosso Natal Rural, lançado este ano.

A excursão teve início com a ida ao McDonald’s. Lá, os alunos conheceram as instalações, comeram cheeseburger, batata-frita, tomaram refrigerante e, no final, ganharam brindes.

Em seguida, os estudantes foram levados para a Residência Oficial. A atividade contou com distribuição de pipoca, algodão doce e uma presença especial: Papai Noel. Além de ganharem brinquedos, os mais de 150 alunos ouviram histórias sobre o Natal e a importância de distribuir amor entre o próximo e familiares.

A ação ocorreu de forma integrada entre secretarias e órgãos do GDF. Participaram do evento a primeira-dama do DF em exercício, Ana Paula Hoff; a presidente da Emater-DF, Denise Fonseca; o administrador de São Sebastião, Alan Valim; a chefe de gabinete da primeira-dama Mayara Noronha, Anucha Soares; e a franqueada do McDonald’s, Laura Oliveira. O serviço também contou com apoio do Corpo de Bombeiros Militar do DF, da Polícia Militar do DF, da Caesb, do Detran e das secretarias de Governo e Educação.

“Essa é uma ação de governo e a gente espera que aconteça todo Natal. Estamos felizes e queremos que essa seja uma manhã memorável, que essas crianças levem a comemoração para o resto da vida. Desejo a todos um feliz Natal e um excelente Ano Novo”, disse a primeira-dama em exercício, Ana Paula Hoff.

O passeio na lanchonete deixou o pequeno Samuel dos Santos, 6 anos, do 2º período, agitado. “Gostei bastante do cheeseburger. É legal estar com os amigos. Quero conhecer também a casa do governador [Residência Oficial]”, disse.

Presidente da Emater, Denise Fonseca acompanhou o evento na rede de fast food e, na residência oficial, entregou uma muda de ipê para a vice-diretora da escola, Suzanny. “É uma grande parceria do campo com a cidade, secretarias e setor privado. O mais feliz é ver a alegria dos estudantes”

Para a vice-diretora da Escola Classe Núcleo Rural Cachoeirinha, Suzanny da Silva, o passeio ficará na memória dos alunos. “Espero que sirva para quando eles crescerem buscarem uma participação mais ativa, uma vida social mais ativa. Acredito que eles podem estudar para melhorar o campo, e não somente estudar para sair de lá”, ponderou.

A administração regional de São Sebastião também colaborou com as ações e ficou responsável por reformar o parquinho da Escola Classe Núcleo Rural Cachoeirinha. Presente ao evento nesta quarta-feira, o administrador Alan Valim destacou a oportunidade oferecida às crianças.

“Essa ação é um momento de muita alegria, um prazer e uma honra para a administração fazer parte. Assumimos com muita energia para trazer um pouco de conforto e lazer para as crianças da área rural, que muitas vezes não têm essa oportunidade. A área rural foi muito esquecida e agora o governo tem trazido de volta um olhar para eles”.

Franqueada do McDonald’s, Laura Oliveira não escondeu o sorriso com a presença dos pequenos em sua loja. “Trouxemos essas crianças da área rural onde muitas nunca entraram em uma loja do McDonald’s. Fizemos o tour com eles aqui, conheceram a cozinha, a sala dos funcionários e receberam o lanche. Eles tiveram essa experiência diferente que vão poder guardar para a vida inteira. Para mim é muito importante poder participar dessa ação”, afirmou.

Além da reforma do parquinho e da doação do ipê amarelo, a escola recebeu a doação de cinco computadores da Apex Brasil.

O Nosso Natal Rural reuniu atividades para mais de 1,4 mil alunos de quatro escolas em áreas rurais do DF: Café Sem Troco, no Paranoá;  Rodeador, em Brazlândia; Cachoeirinha, em São Sebastião. A ideia é justamente proporcionar um dia especial, com a realização de sonhos e atividades que não costumam ser parte do cotidiano delas.