12/12/2019 às 16:39, atualizado em 13/12/2019 às 13:14

Crianças internadas no HRT celebram a alegria do Natal

Grupos foram à unidade e organizaram um encontro natalino improvável entre o menino Jesus, Papai Noel, super-heróis e mamulengos

Por Agência Brasília *

A celebração natalina da pediatria do Hospital Regional de Taguatinga (HRT) foi organizada por diferentes grupos de voluntários que foram à unidade levar alegria e esperança às crianças internadas. Além da enfermaria pediátrica, as crianças que se tratavam no pronto-socorro também receberam visitas.

O brilho nos olhos e o sorriso espontâneo marcavam os rostos de Stella e de seu pai, Alberto Márcio Viana Coelho. Eles deram entrada no pronto-socorro do HRT no final da manhã de quarta-feira (11) com diagnóstico de pneumonia. Poucas horas depois, chegaram o Papai Noel e os super-heróis. “Eles são simpáticos. Foi legal”, dizia a menina.

Já o pai fez questão de ressaltar o atendimento que estão recebendo na unidade, com rapidez e atenção. “Colocaram no computador, o médico atendeu, quando veio para a internação já foi medicada, seguiu para o raio-X e fez exame de sangue. No raio-X, o técnico trouxe o exame dela para eu entregar ao médico. Onde você tem isso? O hospital está de parabéns!”, comemorou.

Foto: Breno Esaki/Secretaria de Saúde

Na enfermaria, quem acompanhava tudo muito atenta era Maria Alice. Internada desde o dia 9 deste mês para tratar uma infecção urinária, a pequena se encantou com a representação do nascimento do Menino Jesus. “Eu gostei mais do teatro e gostei do meu presente”, disse a menina, de três anos de idade.

A avó de Maria Alice, Eliane Ribeiro Mendes, também se manifestou encantada com a apresentação. “É muito importante ensinar o verdadeiro sentido do Natal para as crianças,  eles ficam presos aqui dentro do hospital. É muito bom ter essas atividades. Foi maravilhoso”, destacou a acompanhante.

Jesus em cordel

Tudo começou com a chegada de um grupo de músicos, que passou pelo corredor da pediatria chamando os pequenos pacientes para a brinquedoteca. No local, uma “cangaceira” apresentou o cordel do nascimento de Jesus. Chegou o anjo anunciando a Maria a vinda do menino e, logo depois, vieram os três reis magos.

A história bíblica encantou crianças e pais que compareceram à brinquedoteca. A atividade foi realizada pelos voluntários da Pastoral da Saúde. Para a coordenadora do grupo, Fátima da Silva, o foco está na mensagem levada aos pacientes e acompanhantes. “Nós tentamos nos aproximar das pessoas, trazer esperança e fé no tratamento”, destacou. “A missão é levar uma mensagem de alegria, de esperança, independentemente de religião”.

Foto: Breno Esaki/Secretaria de Saúde

Outro grupo, coordenado pela professora aposentada Lourdes Canto, é o Dudu Noel. Lourdes trabalhou muitos anos no hospital educando os pacientes em idade escolar durante a internação. Ela sempre leva o Papai Noel e um grupo de super-heróis para entregar  presentes às crianças. “Nós viemos todos os anos e o grupo todo tem 23 voluntários”, conta a educadora.

Por fim, as crianças ainda assistiram a uma apresentação de teatro de mamulengos, com a peça O casamento de Chiquinha, apresentada pelo grupo Mamulengo Alegria. As apresentações são financiadas por recursos do Fundo de Apoio à Cultura (FAC).

* Com informações da Secretaria de Saúde/DF