12/12/2019 às 14:56, atualizado em 12/12/2019 às 18:52

Força-tarefa atende Areal e Arniqueira

A mais nova RA do Distrito Federal ganhará, por 15 dias, manutenção de praças, limpeza de vias, recapeamento de pistas e poda de árvores

Por Ary Filgueira, da Agência Brasília

Um depósito de lixo clandestino entre a QS 11 do Areal e o Setor Habitacional Arniqueira incomoda o líder comunitário Júnior Torres há anos. Já Ana Almeida, 18 anos, sonha com a reforma dos equipamentos do Parque onde sua filha costuma brincar. Socorro Alves, 54, por sua vez, chegou com uma lista de pedidos para sua região, como manutenção de praças, limpeza, recapeamento de pistas, poda de árvores.

Foto: Acácio Pinheiro/Agência Brasília

Estas são algumas das demandas recebidas pela equipe do GDF Presente, que desembarcou na manhã desta quinta-feira (12/12) com maquinário pesado e um contingente de servidores com muita disposição para trabalhar. O QG (quartel-general) foi montado na sede da Administração Regional de Arniqueira. 

É a primeira ação de grande porte na região. “Temos de dar graças a Deus pelo governador ter criado a nossa RA. Agora somos realmente uma cidade”, ressalta a recém-empossada administradora, Telma Rufino. A RA abrange Vereda da Cruz, Veredão, ADE, Arniqueira, QS 6, 8, 9, 10, 11 e parte da QS 7 do Areal.

O tempo normal de permanência do GDF Presente é de uma semana. Mas, como a Administração Regional é uma recém-nascida, o secretário de Governo, José Humberto Pires, resolveu presenteá-la. “Vou autorizar 15 dias”, disse ele, para a alegria dos moradores presentes na estreia do programa na cidade.  

Foto: Acácio Pinheiro/Agência Brasília

Após ouvir os pedidos dos moradores e lideranças comunitárias, o batalhão avançado do GDF Presente foi a campo. O primeiro lugar vistoriado foi justamente o Parque Areal, onde Ana Almeida brincava com a filha de 1 ano e 3 meses. O espaço tem um campo de futebol de terra batida, uma quadra poliesportiva e um campo de grama sintética.

Acompanhado de equipe, composta por engenheiros da Novacap, companhias Energética de Brasília (CEB) e de Saneamento do Distrito Federal (Caesb), além do secretário-executivo de Cidades, Fernando Leite, José Humberto determinou a revitalização geral do lugar. 

Serão trocados os equipamentos do playground, a grama sintética cobrirá o campo de terra e a quadra receberá alambrado, pintura e traves novas. O anúncio deixou Ana satisfeita: “Muito bom. Eu gosto de ficar aqui”.

Foto: Acácio Pinheiro/Agência Brasília

Enquanto isso, um comboio de maquinários pesados se dirigia para a área que fica nos fundos do Park Way e perto da QS 11 do Areal e do Setor Habitacional Arniqueira – onde algumas pessoas depositam lixo. Foi preciso um trator e dois caminhões para recolher os entulhos. Tinha de tudo: colchão, armário, pneus, cama e sacos de lixo. 

Ao chegar ao lugar, José Humberto, Telma Rufino e Fernando Leite debateram sobre qual destinação dar para a área: academia comunitária ou instalar uma papa-entulho, aparelho próprio para depósito de lixo. O martelo será batido em breve.

Até a semana que vem, as benfeitorias do GDF Presente devem chegar ao Areal, onde mora Socorro Alves, 54 anos. Ela diz que está há 40 anos no lugar e presenciou poucas melhorias. A moradora reclamou de buracos, manutenção de pracinhas, limpeza, poda de árvores e da falta de asfalto. Serviços que serão executados pela força-tarefa mais breve do que ela espera.