12/12/2019 às 16:14, atualizado em 12/12/2019 às 16:55

Zé Mulato e Cassiano na Folia de Reis de Planaltina

Cidade mais antiga do DF festeja 160 anos recebendo de sexta (13) a domingo (15) shows de violeiros e grupos de danças e de oferendas ao menino Jesus

Por Agência Brasília *

O Complexo Cultural de Planaltina abre as portas neste fim de semana para a centenária manifestação popular Folia de Reis – que tem raízes no meio rural brasileiro e resiste de geração em geração como herança cultural de caráter religioso e festivo.

De sexta (13) a domingo (15), o público do Distrito Federal terá a oportunidade de reviver esse espetáculo – com apresentações artísticas e culturais variadas, com grupos de reisados, danças populares e atrações musicais locais, regionais e nacionais.

Foto: Agência Brasília/Arquivo

A abertura do Encontro de Folia de Reis do DF terá o tradicional terço rezado e a chegada dos três Reis Magos, representados por atores da cidade de Planaltina.

A noite festiva prossegue com o encontro das bandeiras, apresentação de grupos de foliões e se encerra com o show de violeiros – tendo o ator e cantador mineiro Jackson Antunes como a atração principal da noite.

O artista nasceu em Janaúba, onde a viola e a cantoria são ouvidas em todos os cantos e promete relembrar suas vivências na Folia de Reis.

Jackson Antunes – Foto: Divulgação

No sábado, as atividades começam com o café da manhã dos foliões e com o giro das Folias, uma tradição que percorrerá as casas dos moradores da cidade de Planaltina, com cantos que lembram a viagem dos Reis Magos para levar ao Menino Jesus seus presentes de ouro, incenso e mirra.

No encerramento, na noite de sábado, depois da apresentação dos grupos de Folia no palco, será a vez do show da tradicional dupla de música caipira de raiz, Zé Mulato e Cassiano, com 41 anos de carreira.

Domingo, a programação dos foliões começa com o café da manhã seguido de uma roda de prosa e logo após, a tradicional missa sertaneja, o encontro se encerra com a apresentação dos alunos do Núcleo de Ensinamento da Viola, grupos de Folias, violeiros, catireiros e um almoço comunitário. 

O show principal ficará por conta de Flávio Brasil. Haverá, ainda, barraquinhas de comidas típicas, Exposições, Presépio, Roda de prosa, dentre outras atividades. 

O projeto é realizado por meio de recursos da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal. A entrada é franca e a classificação livre.


Grupos de Folias de Reis convidados

Estrela Dalva (Planaltina DF)

Minas Brasília (Gama –DF)

Folia de Reis Unidos na Fé (Planaltina – DF)

Tradicional (Formosa -GO)

Folia de Reis do Lago Oeste (Lago Oeste – DF)

Menino Jesus (Brazlândia – DF)

Unidos na Fé (Planaltina DF)

Saudade do Interior (São Sebastião – DF)

João Timóteo (Ceilândia – DF)

Renovação Cristã (Planaltina DF)

Irmãos Vieira (Gama – DF)

          


Artistas convidados

Jackson Antunes (MG), Zé Mulato e Cassiano (DF), Flávio brasil (DF) e diversos violeiros e violeiras locais.


Serviço

Encontro de Folia de Reis do DF 2019

Data| 13, 14 e 15 de dezembro de 2019

Local – Planaltina-DF | Complexo Cultural (Ao lado do Fórum)

Entrada franca. Classificação indicativa livre


 * Com informações da Secretaria de Cultura (Secec)