13/12/2019 às 13:52, atualizado em 13/12/2019 às 16:59

Conjunto Cultural da República com nova iluminação

Refletores LED aumentam beleza e segurança da área entre a Biblioteca Nacional e o Museu da República

Por Agência Brasília

Os 92 mil metros quadrados que formam a área externa do Conjunto Cultural da República, na Esplanada dos Ministérios, ao lado da Rodoviária do Plano Piloto, acabam de ganhar um novo e moderno sistema de iluminação com refletores LED. A iniciativa é parte de uma série de ações do Governo do Distrito Federal para recuperar espaços públicos.

A área entre a Biblioteca Nacional de Brasília e o Museu Nacional da República, capaz de comportar público de aproximadamente 10 mil pessoas, é iluminado por três postes de 45 metros de altura, cada um deles composto por seis kits de lâmpadas.

A opção pela utilização de LEDs está em consonância com a orientação do governador Ibaneis Rocha para o subsistema energia da capital federal, registrado no item 2.2 do Plano de Governo: “melhorar a iluminação de espaços públicos de forma mais econômica e com menor impacto sobre o meio ambiente”. “O novo sistema é entre três e quatro vezes mais claro e 62% mais econômico”, resume o engenheiro eletricista responsável pelo projeto, Antônio Marcos dos Santos Dourado. Os 18 refletores, seis por poste, foram desenvolvidos especialmente para o Governo do Distrito Federal pela empresa paulista Naville Iluminação.

Conjunto Cultural da República recebe iluminação de LED/
Foto: divulgação

O investimento do GDF no melhoramento foi de R$ 181.290,00 e deve ser recuperado em um ano com a economia de energia elétrica e gastos de manutenção. Segundo o secretário de Cultura e Economia Criativa Adão Cândido, a eficiência foi um dos fatores preponderantes na elaboração do projeto que visa, ainda, trazer mais conforto e segurança, aumentando o público que frequenta o local.

O secretário ressalva que a iluminação  é um grande desafio, uma vez que a área é tombada, e não podem ser colocados novos postes. “Esta é mais uma iniciativa da Secec de valorização dos espaços tombados e que respeita todos os aspectos da obra original”, explica.

“Ficou tão claro que até parecia que era dia ainda”, disse o gerente de serviços gerais da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Aílton Albuquerque de Menezes. Ele explica que o novo sistema permite acendimento automático das luzes com os sensores de fotocélulas.


Museu de cara nova

Nas últimas semanas, quem passa pelo Complexo Cultural da República nota um grupo de pessoas penduradas por cordas no alto da cúpula do Museu Nacional da República. Eles trabalham na manutenção do prédio, que recebe impermeabilização, restauração e pintura.

O responsável técnico pelo trabalho, Amauri Rosa de Araújo explica que foi feita uma avaliação completa das estruturas a fim de identificar possíveis danos, infiltrações e vazamentos por conta do período chuvoso. Após esta fase, foi iniciada a pintura, realizada com duas camadas de tinta branca, específica para a edificação. Também houve tratamento nas rampas do Museu com material resistente a variações de temperatura e mudanças climáticas.

Para a realização do serviço, os trabalhadores usaram a técnica de “Alpinismo Industrial”, o que permitiu acesso à cúpula do prédio. Araújo pontua que foi necessária a utilização da técnica específica em razão da forma arredondada do Museu, o que impossibilita o uso de andaimes.

A finalização da pintura está prevista para a próxima sexta-feira, 20 de dezembro.

*Com informações da Secretaria de Cultura e Economia Criativa