13/12/2019 às 16:13

Delegação de Portugal visita UBS 1 da Asa Norte

Objetivo do contato foi conhecer o programa “Alimenta Aí, Galerinha”, fruto de parceria entre as secretarias de Saúde e de Educação

Por Agência Brasília *

Representantes de Portugal estiveram na Unidade Básica de Saúde (UBS) 1, da Asa Norte, na manhã desta sexta-feira (13), para conhecer o trabalho desenvolvido pelas equipes de Saúde da Família, em parceria com a Secretaria de Educação, dentro do programa Alimenta Aí, Galerinha.

A comitiva portuguesa veio trocar experiências relacionadas à obesidade infantil, após uma visita à Escola Classe 403. Também participaram da visita representantes do Ministério da Saúde.

“Em Portugal, conseguimos reduzir a incidência da obesidade infantil”, informou a diretora do Programa Nacional para Promoção de Alimentação Saudável de Portugal, Maria João Gregório. “Uma das áreas que identificamos ser prioritária para combater o problema é uma intervenção nas escolas. Por isso, viemos a esta unidade, porque ela está em um projeto muito importante para promover a alimentação saudável.”

Foco no sobrepeso

Segundo a coordenadora da Linha de Cuidado do Sobrepeso e Obesidade da Secretaria de Saúde, Mariana Martins, foi positivo o retorno recebido pela delegação. “Acharam um sucesso a parceria escola-UBS no cuidado com as crianças com excesso de peso”, considerou. “Atualmente, temos 13 escolas e 13 UBS de referência no Alimenta Aí, Galerinha, representando todas as regiões de Saúde”.

Somente na UBS 1 da Asa Norte, o projeto identificou que 36% dos estudantes participantes do programa na Escola Classe 403 Norte estão acima do peso. O colégio recebeu, ao longo deste ano, diversas intervenções sobre alimentação saudável.

Trabalho reconhecido

Para o diretor de Estratégia Saúde da Família da Secretaria de Saúde, José Eudes Barroso, ter uma UBS do DF roteiro da delegação de Portugal é um bom indicativo sobre o trabalho que tem sido feito. “É o reconhecimento da mudança de modelo adotada e de que agora a gente vem colhendo frutos tanto em satisfação dos servidores quanto da população”, resumiu.

“O Brasil tem avanços enormes, que podem nos ajudar a desenvolver intervenções em Portugal, assim como nós também temos ações lá que podem ajudar aqui”, ressaltou Maria João. Após a visita, informou a diretora, serão identificadas áreas de cooperação entre os dois países no âmbito da alimentação e da nutrição.

A diretora do Programa Nacional para Promoção de Alimentação Saudável de Portugal, Maria João Gregório | Foto: Breno Esaki / SES

[Olho texto=”“O Brasil tem avanços enormes, que podem nos ajudar a desenvolver intervenções em Portugal, assim como nós também temos ações lá que podem ajudar aqui”” assinatura=”Maria João Gregório, diretora do Programa Nacional para Promoção de Alimentação Saudável de Portugal” esquerda_direita_centro=”direita”]

O programa

O Alimenta Aí, Galerinha atua por meio de ações de educação alimentar e nutricional. A iniciativa relaciona-se com os objetivos do programa Crescer Saudável, do Ministério da Saúde, que abrange ações de vigilância nutricional, promoção da alimentação adequada e saudável, incentivo às práticas corporais e de atividade física, bem como ações voltadas à oferta de cuidados às crianças que apresentam obesidade.

* Com informações da Secretaria de Saúde