19/12/2019 às 14:05, atualizado em 19/12/2019 às 14:54

Brasília-Assunção, mais um destino consolidado

Ministra do Turismo do Paraguai recebeu comitiva que saiu de Brasília no voo inaugural entre as capitais

Por Agência Brasília *

Segue firme o intercâmbio entre Brasília e Assunção, capital do Paraguai. Na noite de terça-feira (17), a secretária de Turismo do DF, Vanessa Mendonça, foi recepcionada naquele país por uma comitiva de quatro jornalistas locais e dois influenciadores digitais.

O grupo participou de uma cerimônia presidida pela ministra do Turismo do Paraguai, Sofia Montiel, junto ao diretor-executivo da Latam Airlines, Enrique Alcaide, e ao presidente da Dirección Nacional de Aeronáutica Civil (Dinac), Edgar Alberto Melgarejo, entre outras autoridades paraguaias.

“Em 2019, inauguramos quatro voos internacionais e fechamos o ano com Brasília-Assunção”, lembrou Vanessa Mendonça. “É uma conquista importante. Queremos iniciar essa trajetória e fazer com que essa união traga frutos, gere empregos e desenvolva as nossas capitais.”

Visita guiada

Na capital paraguaia, grupo do qual fez parte a secretária de Turismo, Vanessa Mendonça (ao centro) participou de programação especial | Foto: Divulgação

A ministra do Turismo do Paraguai, Sofia Montiel, também celebrou a importância da ligação direta entre Brasília e Assunção. “É nosso desejo continuar fortalecendo os laços de amizade entre nossos destinos para que possamos fortalecer o relacionamento comercial e o fluxo de turistas constante”, destacou.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Na quarta-feira (18), a secretária de Turismo do DF teve a oportunidade de apresentar ao grupo os diversos produtos turísticos de Brasília e as ações realizadas com o apoio do governador Ibaneis Rocha.

Em seguida, a comitiva conheceu Areguá, cidade que, declarada Cidade Criativa pela Unesco, possui uma rica tradição com artesanato em cerâmica, além de ter construções históricas. Na sequência, o grupo fez um passeio por São Bernardino, conhecida como a “cidade do verão”.

Caacupé também compôs a programação do dia. A “cidade espiritual do país”, como é denominada, abriga a maior festividade religiosa do Paraguai, realizada no Dia da Imaculada Conceição de Virgem Maria. Um de seus destaques é o Santuário da Virgem de Caacupé.

 Novos voos

Em 2019, Brasília inaugurou quatro novos voos internacionais: Assunção (Paraguai), Lima (Peru), Santiago (Chile) e Cancún (México). A política de incentivo fiscal para o mercado de aviação civil na capital federal é um importante aliado no aumento de voos internacionais. O aeroporto de Brasília tem maior desconto no ICMS que incide sobre o querosene de aviação em seus voos nacionais. O benefício é componente fundamental na estratégia de atração de novas rotas.

* Com informações da Secretaria de Turismo (Setur)