20/12/2019 às 20:39, atualizado em 20/12/2019 às 20:42

Ceasa instala ponto de energia para recarga de veículos elétricos

Carrinhos compartilhados entre servidores terão eletropostos espalhados por mais de 30 pontos do DF

Por Agência Brasília *

| Foto: Ceasa / Divulgação

A Centrais de Abastecimento do Distrito Federal (Ceasa) instalou na manhã desta sexta-feira (20) um ponto de energia para a recarga dos veículos compartilhados para servidores, uma das principais soluções do GDF para 2019 acerca da união entre tecnologia e mobilidade. O estacionamento da sede da Ceasa, no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA trecho 10), foi o segundo local a receber o ponto de recarga. O primeiro, como mostrou a Agência Brasília, foi o Palácio do Buriti.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

A iniciativa prioriza atender aos servidores que fazem uso dos veículos do projeto VEM-DF, mas os eletropostos poderão ser usados por outros carros de montadoras diferentes, sem cobrança para a recarga. Além dos pontos do Buriti e da Ceasa, serão instalados mais 34 pelo Distrito Federal. A Secretaria de Meio Ambiente também instalou eletropostos nesta sexta-feira.

O presidente da Ceasa-DF, Wilder Santos, participou da inauguração e comentou sobre o projeto inovador do GDF. “A finalidade é mostrar para a população que o futuro está aí. A inovação para o setor automotivo já chegou”, destacou.

| Foto: Ceasa / Divulgação

Os pontos de recarga fazem parte do programa VEM–DF, desenvolvido junto ao Governo do Distrito Federal pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF. A proposta central é o compartilhamento de 16 carros de modelo Twizy.

Futuro na tomada

O uso dos carros e eletropostos se deu por intermédio do contrato de comodato entre o GDF, a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e o Parque Tecnológico de Itaipu (PTI). Os veículos elétricos serão cedidos pela ABDI ao GDF em forma de comodato, com cláusulas sobre operação, manutenção, taxas e seguros a custo zero para o governo e para a população. O contrato também prevê a manutenção dos eletropostos por dois anos.

As rotas são pré-estabelecidas para atender os órgãos do governo na região central de Brasília e em regiões administrativas do DF. A previsão é de que até o final de fevereiro sejam instalados 35 eletropostos.

A empresa Weg, vencedora da licitação, produziu pontos de recarga. Ela também é a responsável pelo trabalho de instalação.

 

* Com informações da Ceasa