20/12/2019 às 12:46, atualizado em 20/12/2019 às 14:43

Corpo de Bombeiros Militar do DF tem novo comandante

Durante a transmissão do cargo ao coronel Lisandro Paixão dos Santos, vice-governador Paco Britto destaca a parceria do GDF com a corporação

Por Lucíola Barbosa, da Agência Brasília

Fotos: Vinicius de Melo / Agência Brasilia

Tomou posse nesta, sexta-feira (20), o novo comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), coronel Lisandro Paixão dos Santos. A cerimônia, prestigiada pelo vice-governador Paco Britto, foi realizada no pátio da Academia de Bombeiros Militar, no Setor Policial Sul, paralelamente à formatura dos novos aspirantes da 35ª turma de oficiais – a Turma Cinquentenário.

Lisandro, que já exerceu o cargo de subsecretário de Gestão de Informação na Secretaria de Segurança Pública (SSP), foi nomeado pelo governador Ibaneis Rocha após o pedido de exoneração do ex-comandante-geral, coronel Carlos Emilson Ferreira dos Santos. No dia 10 deste mês, ele se afastou por motivos particulares.

Ações conjuntas

Representando o governador Ibaneis, Paco Britto destacou os esforços do GDF para a valorização institucional do CBMDF. “Isso é refletido nas diversas ações já realizadas, como a aquisição de 58 novas viaturas operacionais, a incorporação de mais de 300 militares no curso de formação de praças e o ingresso de duas novas turmas no curso de formação de oficiais, todos já em fase de treinamento”, pontuou.

Dirigindo-se aos novos oficiais, falou sobre a responsabilidade de entregar à população um serviço de excelência, o que é inerente à corporação. “Lembrem-se que cada nova conquista em suas carreiras será o impulso na busca de novos desafios”, lembrou, pedindo que façam jus ao juramento de servir e proteger a sociedade, “mesmo com o sacrifício da própria vida”. Antes da conclusão do curso, os atuais formandos passaram por dois anos de criterioso e qualificado treinamento, afastados da convivência diária dos familiares.

Alta credibilidade

Ao lado do novo comandante, que estava acompanhado dos pais, Paco destacou o profissionalismo, caráter e qualificação ao longo da carreira do oficial, desejando sucesso na condução à frente da instituição. “Tenha certeza que o senhor conta com a confiança do governo Ibaneis, para liderar esta distinta instituição de alta credibilidade no DF”, destacou.

O coronel Lisandro também falou sobre responsabilidade e compromisso com a sociedade brasiliense. “É um privilégio servir, é uma grande responsabilidade”, ressaltou, lembrando que os militares, para atender com empenho e compromisso a população, passam por treinamentos que incluem diferentes níveis de dificuldade.

No ato de transmissão do cargo, Paco entregou simbolicamente a espada e o capacete ao coronel Lisandro. Em seguida, o comandante passou em revista a tropa formada, enquanto o toque marcial da Banda de Música do CBMDF conduzia a solenidade e o desfile da tropa.

Participaram do evento o secretário de Segurança Pública, Anderson Torres; o subcomandante-geral do CBMDF, coronel Reginaldo Ferreira de Lima; o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Julian Pontes; o chefe interino da Casa Militar do DF, tenente-coronel Alexandre Spindola Ataídes; o coronel Paulo José, mais antigo oficial e ex-comandante do CBMDF; o embaixador da Ucrânia no Brasil, Rostilai Tronenko, e o administrador regional de São Sebastião, Alan Valim, além de parlamentares, oficiais, praças e familiares dos formandos e do novo comandante-geral da corporação.