21/12/19 13:30
Atualizado em 21/12/19 às 22:30

Natal solidário no restaurante popular do Paranoá

Confraternização democrática com comunidade carente conta com presença de autoridades do GDF

Chef André Boratto fez questão de levar o prato à mesa para a aposentada Maria Fernandes | Foto: Lúcio Bernardo Jr. / Agência Brasília

Imortalizada em tela épica pelo artista renascentista Leonardo Da Vinci, a Santa Ceia, o último encontro de Cristo com seus apóstolos antes da crucificação, simboliza, para muitos especialistas, a base das principais tradições cristãs: a comunhão, ou seja, a confraternização.

Um sentimento de união que contagiou o projeto Nosso Natal, iniciativa da primeira-dama do Distrito Federal, envolvendo chefs de renomes da cidade e os restaurantes comunitários. A ideia do encontro é celebrar de forma especial a data com as pessoas mais carentes.

“Estou bastante lisonjeado com o convite, o sentimento de gratidão é enorme, uma honra participar dessa campanha ao lado de grandes nomes da cozinha brasiliense, um aprendizado”, agradece o chef André Boratto. “É um ato de amor poder ofertar comida de qualidade para essa comunidade”, emenda Boratto, desde as 5h entrosado com a equipe do Restaurante Comunitário do Paranoá.

São esperadas cerca de 2,5 mil pessoas para apreciar o cardápio feito com carinho: pernil suíno marinado no abacaxi com especiarias de mel, fricassê de frango, arroz com alho. Sobremesa: manjá de coco, com calda de ameixa.

“Já vim algumas vezes no restaurante comunitário, gosto da comida, é simples, mas bem preparada. Espero que hoje seja bom já que é um dia especial”, avalia a diarista Celiane Lima, que fez questão de levar a filha e dois sobrinhos. “Estou muito feliz de participar dessa festa hoje aqui com a minha comunidade e apreciar essa comida saborosa”, disse a aposentada Maria Fernandes.

Gerente do espaço em 2011, Nair Queiróz, a Tia Nair, hoje administradora do Varjão, era só entusiasmo. “Varjão não tem restaurante comunitário, mas entramos como parceiros na festa trazendo a parte do lazer”, destacou a gestora.

Os secretários Anderson Torres (Segurança Pública) e Ruy Coutinho (Desenvolvimento Econômico) participaram da confraternização. “Fundamental a realização deste Natal democrático, trazendo um chefe tão importante para essa população que muitas vezes não tem acesso”, frisou Anderson Torres. “É um Natal solidário que se repetirá nos próximos anos, é bom frisar’, salientou Ruy Coutinho.

Galeria de Fotos

Nosso Natal leva ceia a restaurante comunitário do Paranoá