22/12/2019 às 18:13, atualizado em 22/12/2019 às 18:50

Artesanato de Brasília ganha a segunda loja

Espaço tem como objetivo valorizar os artistas locais e reúne o trabalho de 19 artesãos da cidade

Por Agência Brasília *

Foto: Luís Tajes / Secretaria de Turismo

Taguatinga é a primeira região administrativa a receber a loja “Artesanato de Brasília”. O espaço foi inaugurado nesta sexta-feira (20), no Alameda Shopping, e é totalmente dedicado às artes manuais.

No Brasil, o artesanato movimenta R$ 50 bilhões por ano. Essa potência econômica tem ganhado cada vez mais espaço no Distrito Federal, que tem cerca de 11 mil artesãos cadastrados. O local será um ponto de divulgação do trabalho dos artesãos da cidade e de fomento à economia criativa.

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A loja expõe o trabalho de 19 artesãs selecionados por meio de chamamento público da Secretaria de Turismo (Setur). Os brasilienses e turistas poderão encontrar de acessórios a itens de decoração, entre outras utilidades. Por ser uma das grandes forças econômicas do Brasil, o artesanato é uma das prioridades da Setur-DF, que criou neste ano a Rota do Artesanato, com o objetivo de fomentar a atividade na cidade.

“O que o artesão sempre quis é um lugar para vender o seu produto, e a loja é uma oportunidade. Faltava um espaço dedicado ao nosso artesanato, com trabalhos de extrema qualidade, que representam a nossa cidade, nossa cultura e quem somos. Abrimos uma loja no Pátio Brasil e, agora, no Alameda Shopping. O que estamos fazendo desde o início da nossa gestão é estruturar e promover o trabalho do nosso artesão, gerando renda e empregos. Avançaremos neste próximo ano ainda mais fortes e integrados”, destacou a secretária de Turismo, Vanessa Mendonça, durante a inauguração.

Para o administrador de Taguatinga, Geraldo César de Araújo,  o espaço desperta o empreendedorismo no artesanato e leva para a região um projeto que irá gerar oportunidades. “Taguatinga agradece”, finalizou.

Vice-presidente da Rodopoulos CCV Empreendimentos Imobiliários, Lígia Meirelles também esteve presente à inauguração representando os estabelecimentos do shopping. “Nos sentimentos honrados por ter a marca do artesanato de Brasília no Alameda. A cidade tinha essa carência, precisamos fomentar a economia local e criarmos um ciclo de desenvolvimento.”

Maria de Fátima Lima falou em nome dos artesãos participantes do projeto. Ela agradeceu o espaço e a oportunidade de expor o trabalho. “A loja valoriza o trabalho manual, beneficiando o nosso trabalho”, disse.

Também compareceram à abertura do espaço: Fabrício Magalhães, coordenador Nacional do Programa de Artesanato Brasileiro; Guilherme Ferreira, chefe de gabinete da Administração Regional de Águas Claras; Carlos Curione, superintendente do Alameda Shopping; e Antonio Caputo, coordenador de Relações Estratégicas da Apex.

Carteira profissional

Por meio da carteira profissional os artesãos podem pleitear espaço para expor seus produtos em eventos promovidos pela Setur e pelo Programa de Artesanato Brasileiro (PAB). Desde o início deste ano a secretaria tem trabalhado junto aos organizadores desses eventos no sentido de garantir espaço para que profissionais do DF comercializem seus produtos.

A iniciativa já apresenta resultados. Em 29 eventos locais e nacionais em 2019, 402 artesãos movimentaram quase R$ 500 mil.

Editais de chamamento

Os editais de chamamento são publicados no site da Secretaria de Turismo, na aba “Artesanato”. Os profissionais que se interessarem em expor seus produtos devem possuir carteira do artesão ativa.

O documento é emitido pela Secretaria de Turismo e o agendamento para renovação ou emissão de uma nova carteirinha pode ser feita no mesmo link.

* Com informações da Secretaria de Turismo