24/12/2019 às 18:51, atualizado em 26/12/2019 às 16:12

Ibaneis anuncia reajuste de 8% para Bombeiros, PM e Polícia Civil

Governador foi ao Palácio do Planalto nesta terça-feira e presenciou o avanço, junto ao presidente da República, de legislação que vai assegurar ao GDF a gestão do Fundo Constitucional do Distrito Federal

Por Ian Ferraz, da Agência Brasília

Ibaneis levou seu secretário Segurança Pública, Anderson Torres (à esq.), à audiência no Planalto | Foto: Renato Alves / Agência Brasília

A véspera de Natal trouxe boas notícias para os profissionais das forças de segurança do Distrito Federal. Nesta terça-feira (24), o governador Ibaneis Rocha anunciou o reajuste imediato de 8% para policiais militares e civis e bombeiros militares. O compromisso foi tornado público durante encontro do chefe do Executivo local com o presidente da República, Jair Bolsonaro, no Palácio do Alvorada (veja como foi no vídeo abaixo).

Durante a reunião, Bolsonaro assinou proposta de emenda à Constituição (PEC) e medida provisória (MP) que tratam da transferência da gestão, para o GDF, do Fundo Constitucional do Distrito Federal. As proposições, que ainda serão detalhadas em edição do Diário Oficial da União, tratam de questões como o controle dos recursos e os termos da própria gestão do fundo.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

“É um trabalho que vem sendo feito por várias mãos desde o início do ano, com o apoio do presidente Jair Bolsonaro. Tenho certeza que a partir dessas medidas assinadas nós vamos ter condição de gerir o Fundo Constitucional, dar o reajuste que as polícias [militar e civil] e bombeiros merecem e vamos ter estabilidade na gestão do fundo”, disse Ibaneis Rocha.

Ao assumir o Fundo Constitucional do DF, o governo local poderá conduzir, além dos reajustes, concursos públicos e toda a contratação dos profissionais aprovados. A intenção do GDF é que 60% do fundo seja investido em segurança e os 40% restantes em saúde e educação. Atualmente, o valor do Fundo Constitucional do DF é de R$ 14 bilhões. Para o próximo ano a estimativa é que chegue a R$ 15 bilhões.

Entre Bolsonaro e Alberto Fraga, Ibaneis comemora avanço da legislação sobre o fundo | Foto: Renato Alves / Agência Brasília

“Quero agradecer em nome de toda a população do DF e, principalmente, a esses profissionais que prestam um belíssimo trabalho para o DF. Agradecer os parlamentares por essa medida que transfere o fundo para o DF e toda a legislação com responsabilidade”, acrescentou Ibaneis.

[Olho texto=”“Quero agradecer, em nome de toda a população do DF, a esses profissionais que prestam um belíssimo trabalho para o DF”” assinatura=”Ibaneis Rocha, governador do DF” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

“Se Deus quiser essa PEC vai para a Câmara e não terá problema [em ser aprovada], de forma que esses recursos sejam administrados pelo GDF. Parabéns a todos e um feliz 2020”, respondeu Bolsonaro.

O encontro no Palácio do Alvorada reuniu, além de Bolsonaro e Ibaneis Rocha, o secretário de Segurança Pública do DF, Anderson Torres; o chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Augusto Heleno; o senador Izalci Lucas; o ex-deputado federal Alberto Fraga; e o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Jorge Antonio Oliveira.

Ao contrário da MP, que tem validade iniciada no ato de sua publicação, a PEC ainda precisa de seguir uma série de imposições regimentais no Congresso, onde tem que ser analisada nos plenários da Câmara e do Senado em dois turnos de votação. Antes disso, a matéria é obrigatoriamente discutida e votada em comissões especiais em ambas as Casas. O mínimo de votos necessários para sua aprovação é de 308 deputados e 49 senadores.

Assista ao vídeo: