02/01/2020 às 15:06, atualizado em 02/01/2020 às 18:46

Novacap recupera pista na plataforma superior

Chuva abre buraco no lugar, mas problema não oferece riscos à estrutura do elevado. Oito vagas do estacionamento foram bloqueadas  

Por Jéssica Antunes, da Agência Brasília 

A Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) recupera asfalto que cedeu na plataforma superior da Rodoviária do Plano Piloto menos de 24 horas após registro do caso. Oito vagas do estacionamento norte do terminal foram bloqueadas nesta quinta-feira (2) para trabalho que faz parte do programa GDF Presente. Provocado por infiltração da água das chuvas, dano não causa riscos. 

Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília

A região passou por três vistorias técnicas desde que o problema foi identificado, na terça-feira (1º), pela Subsecretaria do Sistema da Defesa Civil, vinculada à Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP/DF). Em todas, a conclusão foi que não há riscos ao local. O conserto foi iniciado no começo da tarde desta quinta (2). 

Chefe do Departamento de Infraestrutura da Diretoria de Urbanização da Novacap, Márcio Costa explica que o procedimento passa pela retirada do material solto, aterramento e compactação, para, só então, passar a capa asfáltica. Esse último procedimento pode ser afetado pela chuva, já que é necessário que o solo esteja seco. A intenção, porém, é ter o lugar liberado ainda nesta quinta. 

Segundo a Novacap, os técnicos da empresa não detectaram problemas nem com a rede de drenagem nem na estrutura. A Defesa Civil, por sua vez, apontou que o afundamento da pista foi ocasionado por infiltração da água das chuvas, o que compactou a terra e fez com que o asfalto cedesse. 

Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília

Coordenador do Polo Central do programa GDF Presente, Alexandro César acompanha de perto a ação e diz que a preocupação de isolar e sinalizar a área é para evitar possíveis danos aos veículos e pedestres nos arredores. “Acionamos apoio do Detran para que isso fosse feito. Com as máquinas no local, oito vagas de estacionamento vão ficar bloqueadas até a conclusão”, explica. 

O auxiliar de serviços gerais Nilton Neres passa por ali todos os dias. Ele conta que o buraco apareceu de uma hora para outra. “Com certeza veio com as chuvas”, aposta. Nascido e criado na capital, o homem de 53 anos elogia a rapidez para solução do problema.