05/01/2020 às 20:45, atualizado em 06/01/2020 às 15:55

Final do 40ª Torneio Arimatéia movimenta o Taguaparque

O tradicional evento esportivo de Taguatinga reuniu mais de dois mil atletas profissionais, amadores e veteranos de todo o país, divididos em equipes de 12 categorias 

Por Jéssica Antunes, da Agência Brasília 

Campeões de cada uma das 12 categorias foram definidos neste domingo (5) | Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília

Da arquibancada da arena montada no Taguaparque, em Taguatinga, o governador em exercício Paco Britto acompanhou parte das finais da 40ª edição do Torneio Arimateia de Futsal. Neste domingo (5), ele participou do encerramento do tradicional evento esportivo da cidade. Em 21 dias, 2,4 mil atletas profissionais, amadores e veteranos, divididos em equipes, compuseram as 12 categorias que integraram a competição.

“Aqui é o celeiro do futebol de Brasília e até do Brasil. Nasceu há 46 anos, em uma brincadeira, e virou tradição. Temos que prestigiar o evento e o esporte, que está em evolução. Temos grandes jogadores que saíram daqui. O Arimatéia é importante não só para Taguatinga, mas para todo o DF”, declarou o governador em exercício, na arena.

Mais de 330 partidas foram realizadas nos 21 dias de torneio. Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília

O torneio é disputado desde 1979. Ele se tornou tradicional por fechar o calendário esportivo do DF, com partidas entre o Natal e ano novo, e consta no calendário oficial da capital. Os duelos sempre ocorrem na arena montada na entrada do Taguaparque e, desta vez, em 21 dias ininterruptos, mais de 110 mil pessoas passaram pelo local para acompanhar as mais de 330 partidas.

Neste domingo, a grande final de todas as categorias – desde Sub-7 até os masters, inclusive feminino – contou com casa cheia. Ao fim das partidas, teve a entrega dos troféus, cada um com o nome de alguém, como forma de homenagem. Uma delas leva nome e logo do GDF.

“Taguatinga move paixão por futsal. Aqui, reunimos, em média, sete mil torcedores nos três últimos dias. Isso movimenta a cidade durante 15 dias. O comércio sente a pujança desse torneio, disse o administrador Regional de Taguatinga, Geraldo Araújo. Neste ano, o evento teve melhoria tecnológica, com gravação dos jogos, transmissão ao vivo e câmera especial para checar os lances feitos em quadra. A expectativa é que mais novidades façam parte da próxima edição.

O governador em exercício, Paco Britto, o organizador do evento, José de Arimatéia de Lima, e o administrador regional de Taguatinga, Geraldo Araújo, estiveram na arena do Taguaparque. Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília

Apoio

O criador e organizador do evento, José de Arimatéia de Lima, conta que foram seis anos de brincadeira, com alguns petiscos e amigos reunidos. “Depois, quando passei a ter apoio do governo, zeramos e agora fazemos 40 anos de competição oficial com apoio das mais altas autoridades da capital da República”, detalha.

O Governo do Distrito Federal mantém parceria com Torneio Arimatéia. Nesta edição, a Corretora Seguros BRB foi patrocinadora, mas o orçamento também conta com a colaboração de empresários e comerciantes de Taguatinga.

Além disso, o evento de quase um mês tem apoio da Administração Regional de Taguatinga, da Companhia Energética de Brasília (CEB), da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), da Secretaria de Proteção da Ordem Urbanística (DF Legal), do Serviço de Limpeza Urbana (SLU), do Corpo de Bombeiros, da Defesa Civil e da Polícia Militar.