09/01/2020 às 13:59, atualizado em 09/01/2020 às 19:15

Brasília ganha busto de Mahatma Gandhi

Governador em exercício Paco Britto participa de solenidade de inauguração, no Parque da Cidade

Por Lucíola Barbosa, da Agência Brasília

Dentro das comemorações dos 60 anos de Brasília, o governador em exercício, Paco Britto, participou, na manhã desta quinta-feira (9), da solenidade de inauguração do busto de Mahatma Gandhi, no Estacionamento 10 do Parque da Cidade Sarah Kubitschek. A obra foi doada à cidade pelo Conselho de Relações Culturais do Ministério das Relações Exteriores do Governo da Índia.

O Governo do Distrito Federal (GDF) disponibilizou o Parque da Cidade para a instalação do busto em comemoração ao 150º aniversário de nascimento do líder espiritual indiano, popularmente conhecido como Apóstolo da Paz e da Não-Violência. 

Para o governador em exercício, que estava acompanhado de sua esposa, Ana Paula Hoff, a inauguração do busto demonstra a união de esforços entre as nações. “É um objetivo compartilhado entre Índia e Brasil, baseado nos laços de amizade e cooperação, em busca da mitigação de problemáticas globais, tais como a fome e a violência, seguindo nosso preceito constitucional de cooperação entre os povos para o progresso da humanidade”, salientou, agradecendo o presente oferecido pelo povo indiano por meio da Embaixada da Índia em Brasília.

O encarregado de negócios da Embaixada da Índia, S. Koventhan, agradeceu o apoio do GDF pela cessão do espaço. “É ótimo concluir aqui, no parque”, disse, referindo-se à programação comemorativa cultural da embaixada, entre palestras, cursos e o lançamento de um selo postal.

Data histórica

O governador em exercício, Paco Britto, e o encarregado de negócios da Embaixada da Índia, S. Koventhan, na cerimônia no Parque da Cidade | Fotos: Vinicius de Melo / Agência Brasília

Para a secretária de Turismo, Vanessa Mendonça, foi  um dia histórico para Brasília. “Acredito na sincronicidade e energia [do lugar]”, frisou, referindo-se aos acontecimentos e aos pontos em comum entre os dois países, como a gastronomia, a música, a dança, a arquitetura e o turismo religioso, místico e ecumênico.

Durante a programação, foram entoados os hinos Nacional Brasileiro e Indiano, além da troca de lembranças entre os representantes dos dois governos, após o descerramento da obra pelas autoridades. Flores foram ofertadas ao monumento, como um marco de respeito à grande personalidade de Gandhi, pelo governador em exercício , o representante da embaixada  e suas respectivas esposas, além da secretária de Turismo. Lembranças e buquês de flores também foram trocados entre as autoridades. Na oportunidade, Paco Britto entregou três exemplares de ipês ao encarregado de negócios da embaixada.

Alunos brasileiros que estudam hindi na Embaixada da Índia no Brasil, sob a orientação da professora Reva Garg, apresentaram a canção de oração favorita de Gandhi. Por fim, os convidados assistiram à gravação da mensagem amistosa do ministro de Relações Exteriores da Índia, S. Jaishankar.

Além de Paco Britto, de S. Koventhan e da secretária de Turismo, também participaram da solenidade a esposa do encarregado de Negócios da Embaixada da Índia, Vibhuti Koventhan; os secretários das Cidades, Fernando Leite; de Economia, Rui Coutinho; da Casa Civil, Bruno Seixas; o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Lisandro Paixão; o general Hermerson, representando o comandante do Exército, general Pujol; o superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Saulo Diniz; monge Sato, do Templo Budista de Brasília; alunos de língua hindi da embaixada ; membros do corpo diplomático; autoridades civis e militares, entre outros.