09/01/2020 às 15:11

Detran-DF autua motos com escapamento irregular

Órgão quer retirar das vias veículos que produzem barulho excessivo. Essa infração é grave e acarreta multa de R$ 195,23

Por Agência Brasília *

O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) deu início a operação Sossego, que tem o objetivo de retirar de circulação as motocicletas com escapamento irregular que produzem barulho excessivo. A primeira ação ocorreu na noite desta quarta-feira (8), em Águas Claras.

Durante a operação, 110 motociclistas foram abordados. Desse total, 15 foram autuados por conduzir veículo com o escapamento irregular, seis por não possuírem habilitação e cinco com a CNH vencida. 

Os agentes registraram ainda 25 infrações por motivos diversos e seis motos foram recolhidas ao depósito. A ação contou com a participação de 28 agentes de trânsito, distribuídos em 10 viaturas, quatro motocicletas, dois guinchos e uma aeronave.

Segundo o diretor de Policiamento e Fiscalização de Trânsito, Francisco Saraiva, a operação tem o objetivo de reduzir a poluição sonora nas vias do Distrito Federal, além de promover mais segurança ao trânsito.

Foto: Detran-DF/Divulgação

“A operação foi planejada para garantir que as motos circulem de forma segura, com os equipamentos adequados, observando a legislação de trânsito e sem trazer excesso de barulho aos moradores”, afirma Saraiva.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), dirigir veículo com descarga livre ou silenciador de motor de explosão defeituoso, deficiente ou inoperante é infração grave e acarreta multa de R$ 195,23, cinco pontos na CNH e retenção do veículo para regularização. Em 2019 foram registradas 1.259 infrações por escapamento irregular no DF.

Operação Sossego
Durante a operação Sossego, os agentes de trânsito realizaram blitzes em pontos estratégicos da cidade de Águas Claras. Também atuaram com equipes circulando a pé, em viaturas e em motocicletas.

Além disso, houve o apoio do monitoramento aéreo realizado pelo helicóptero Sentinela. A previsão é que a operação Sossego seja realizada semanalmente em uma região administrativa diferente. 

* Com informações do Detran-DF