10/01/2020 às 16:58, atualizado em 12/01/2020 às 23:43

Credenciamento de empresas para nova placa vai até dia 27

Conforme resolução do Contran, o novo modelo de identificação dos veículos deve ser adotado, em todos os estados, a partir do dia 31 deste mês

Por Agência Brasília *

O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) já está se preparando para implantar o novo modelo de Placa de Identificação Veicular (PIV) até o dia 31. O prazo foi determinado pelo Governo Federal pela Resolução do Contran nº 780/2019 e vale para todos os órgãos de trânsito do país.

A instalação ou substituição da placa será obrigatória somente para os casos de primeiro emplacamento, troca de categoria de veículo, mudança de unidade federativa, quando houver roubo, furto, extravio ou dano da placa, e se for necessária a instalação de segunda placa traseira.

A PIV traz novos elementos de segurança, como o código de barras bidimensionais dinâmico (Quick Response Code – QR Code), emblema oficial do Mercosul e a bandeira do Brasil impressos em película refletiva, distintivo internacional do Brasil, ID único, ISO 7591, além de modificações no processo de produção e comercialização das placas e dispensa do uso do lacre.

Para utilizar o novo modelo, o Detran-DF iniciou, no dia 27, um credenciamento que pode ser feito até 20 de março por empresas estampadoras e fabricantes de placas semiacabadas. As regras foram definidas na Instrução nº 1537, de 11 de dezembro de 2019 e na Instrução nº 08, de 9 janeiro de 2020, respectivamente, publicadas no Diário Oficial do DF nº 7 do dia 10, páginas 4 e 5, mesma data em que foram divulgadas.

O credenciamento das empresas estampadoras terá validade de cinco anos.

* Com informações do Detran-DF