11/01/2020 às 16:28

Força-tarefa do HB atende 120 pacientes da oncologia

Ação, que contou com 14 médicos especializados, agilizou bastante o atendimento

Por Agência Brasília *

Com o reforço no atendimento, muitos pacientes terão condições de se tratar em tempo menor | Foto: Davidyson Damasceno / Iges-DF

Neste sábado (11), 120 pacientes que aguardavam pela primeira consulta de oncologia estão sendo atendidos no ambulatório do Hospital de Base (HB). No total, 14 médicos oncologistas atuam na força-tarefa para acelerar o atendimento e, assim, possibilitar o início do tratamento com mais rapidez.

 “Esta é uma ação que faz a diferença, porque o paciente, além de ter acesso à primeira consulta, terá a sequência do tratamento com consultas de retorno, diagnóstico por imagem, análise clínica, realização de biópsia, cirurgia, quimioterapia, radioterapia e demais procedimentos”, explica o vice-presidente do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF (Iges-DF), Sérgio Costa.

Atendimento qualificado

 Os pacientes convocados estavam na fila da central de regulação da Secretaria de Saúde (SES) há meses. Além do atendimento médico, recebem orientações, participam de palestras e recebem material informativo de fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, nutricionistas, fonoaudiólogos, psicólogos, farmacêuticos, assistentes sociais e nutricionistas.

Laboratório e equipamentos de raio-X também estão de prontidão para realizar exames na hora do atendimento ou agendar de imediato, a depender de cada caso.

 “É uma iniciativa muito boa”, comemora a paciente Isabel Lacerda, 36 anos, moradora da Ceilândia. “Gosto muito do atendimento daqui. Espero que o hospital continue realizando essas ações, porque muitas pessoas estão aguardando, assim como eu estava, e graças a Deus eu fui chamada.”

O chefe da oncologia do HB, Allan Pereira, endossa a importância da ação: “Sabemos da longa batalha dos pacientes com câncer. Nosso trabalho aqui é acelerar o tratamento. Em um único dia, vamos atender um número maior de pacientes do que atendemos normalmente em um mês. Nossa média de oferta mensal é de 110 consultas de primeira vez; hoje, estão sendo 120”.

Os números

Neste mês, a média das vagas ofertadas para a primeira consulta oncológica subirá de 110 para 215. No total, o HB conta com 32 oncologistas, bem como uma enfermaria grande que interna até 35 pacientes. Na quimioterapia, são feitas aproximadamente 45 sessões diariamente. Já na radioterapia, 50 pacientes são tratados.

* Com informações do Iges-DF