15/01/2020 às 15:08

RenegAedes mobiliza DF e Goiás contra a dengue

Ação da Secretaria de Saúde reforça parceria entre DF e o estado vizinho no combate aos focos de transmissão da doença

Por Agência Brasília *

Prioridade para a Secretaria de Saúde, o combate à dengue ganha mais vulto com a iniciativa do GDF de manter parceria com Goiás | Foto: Breno Esaki/SES

O Aedes aegypti não conhece fronteiras. Por isso, agentes de saúde do Distrito Federal e da Prefeitura Municipal de Valparaíso de Goiás (GO) se uniram, nesta quarta-feira (15), para realizar uma grande ação de combate ao mosquito transmissor de dengue, zika e chikungunya – a campanha RenegAedes. O local escolhido foi o condomínio Residencial Santa Maria, na divisa entre o DF e Goiás.

A parceria foi criada para mobilizar e conscientizar a população sobre a importância da contribuição de cada um na prevenção das doenças causadas pelo mosquito. Agentes de campo visitaram residências da região e fizeram a busca ativa dos focos. Os trabalhos incluíram recolhimento de materiais inservíveis, poda do mato alto e plantio de mudas.

O evento contou com palestras e a oferta de serviços de saúde à população, como aferição de pressão arterial e da glicemia, consultas oftalmológicas e de prevenção à hanseníase e distribuição de kits odontológicos.

Ação ampliada

“Dengue, zika e chikungunya estão deixando de ser sazonais e vêm ocorrendo em todos os meses do ano”, alertou o subsecretário de Vigilância à Saúde, Divino Valero. “Por isso, é muito importante fazermos parcerias como esta, com os municípios próximos do DF, para ampliar nossa atuação”.

Divino Valero defende que o controle do mosquito transmissor dessas doenças deve ser cada vez mais frequente, tanto para os profissionais de saúde como toda a população. “Este evento vem coroar a intenção dos governos do DF e do município de Valparaíso de unir forças para qualificar e quantificar a atividade de controle vetorial e melhorar a saúde como um todo na região”, resumiu.

A ação é prioridade para a Secretaria de Saúde (SES), destacou o médico de família Fernando Erick, representante da Subsecretaria de Atenção Integral à Saúde (Sais). “A melhor evidência que temos é que só conseguiremos vencer a dengue com ações conjuntas, somando forças”, lembrou. “Nisso a Atenção Primária é fundamental, porque é a porta de entrada da rede pública de saúde. Hoje, temos 600 equipes da Estratégia Saúde da Família no DF, e a meta é subir para 700”.

Parceria eficiente

 A secretária municipal de Saúde de Valparaíso de Goiás, Alyane Ribeiro, ressaltou a importância da união com o Distrito Federal para conscientizar a população no combate ao Aedes. “Esta é a primeira ação em parceria com o DF, mas esperamos ter várias, até porque o mosquito da dengue não tem fronteiras”, disse. “Agradeço a todas as equipes que vão de porta em porta, nas residências, para ajudar nesse combate”.

[Olho texto=”“Esta é a primeira ação em parceria com o DF, mas esperamos ter várias, até porque o mosquito da dengue não tem fronteiras”” assinatura=”Alyane Ribeiro, secretária de Saúde de Valparaíso de Goiáse” esquerda_direita_centro=”direita”]

A parceria foi igualmente comemorada pelo prefeito de Valparaíso de Goiás, Pábio Mossoró. “Temos a responsabilidade de tranquilizar a população, e é por meio dessas parcerias que vamos fazer a diferença”, declarou, agradecendo ao governador Ibaneis Rocha e às equipes mobilizadas para a ação.

Também participou do trabalho a equipe da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), entidade vinculada ao Ministério da Saúde. “Podemos contribuir muito no combate a essa doença que tem abalado a todos”, enfatizou a diretora do Departamento de Saúde Ambiental da Funasa, Débora Roberto. “É muito importante a educação para evitar os focos do Aedes, além do trabalho conjunto. A população será a maior beneficiada”.

Os números

 Dados do último informativo epidemiológico da Secretaria de Saúde (SES), divulgado no final de 2019, mostram que o Distrito Federal registrou 50.464 casos suspeitos de dengue, dos quais 48.847 (96,8%) são de residentes no DF e 1.617 (3,2%) provenientes de outros estados.

Dentre os episódios confirmados, 48 evoluíram para óbitos, 74 são casos graves que sobreviveram e 873 são de casos de dengue com sinais de alarme. Um próximo boletim deve ser publicado em breve.