20/1/20 20:41
Atualizado em 21/1/20 às 13:47

Projetos sustentáveis vão receber homenagens

Moradores da região central de Brasília podem inscrever iniciativas até 24 de janeiro. Três melhores propostas receberão premiações

Após um congresso sobre a coleta de lixo, a prefeita da Quadra 113 Sul, Rachel Andrade, 47 anos, e mais dois moradores da região decidiram implementar um projeto que mudaria o hábito dos cerca de 1,2 mil habitantes do local. Para preservar o meio ambiente, eles bateram de porta em porta conscientizando os moradores a fazer a separação correta dos resíduos.

“É ilusão a gente dizer que sabe separar o lixo, pois não sabemos. Buscamos aprender com quem entendia do assunto. Depois distribuímos cartilhas, fizemos palestras, entre outras estratégias. Mas é preciso saber que além do aprendizado, também é uma questão de vontade e mudança de hábito”, comenta a prefeita.

| Foto: Joel Rodrigues / Agência Brasília

Desde abril de 2018, os moradores dos 396 apartamentos espalhados pelos 11 blocos separam o lixo e conseguem atingir uma porcentagem de apenas 3% de rejeito de todo o resíduo reciclável enviado para a cooperativa. “O processo de aprendizado das pessoas e o envolvimento dos moradores com a proposta foi muito interessante. Hoje podemos dizer que ainda somos uma quadra lixo zero. E pretendemos continuar”, assegura.

Ações como essa serão homenageadas pela Administração Regional do Plano Piloto, no auditório do local, em 6 de fevereiro. Os moradores que têm interesse em mostrar seus projetos devem preencher o formulário neste link e enviar um e-mail para o endereço lideresparaodesenvolvimento@gmail.com, com documentos que comprovem a execução do projeto, como fotos e vídeos, até 24 de janeiro. O edital pode ser acessado pelo link.

Prefeita da 113 Sul, Rachel Andrade ressalta importância da “vontade e mudança de hábito” | Foto: Joel Rodrigues / Agência Brasília

Segundo a administradora do Plano, Ilka Teodoro, o objetivo do projeto é reconhecer, divulgar e estimular o trabalho realizado pela sociedade. “A nossa ideia é de que a proposta que deu certo em uma comunidade possa ser expandida para outras. A administração regional depende da comunidade para funcionar, tanto na identificação dos problemas, como na construção das soluções e prevenções deles”, comenta.

A prefeita elogia o projeto do órgão – que, além das homenagens, premiará os três melhores projetos. “Ao longo dos último dois anos trocamos experiências com várias quadras e muita gente veio aqui para entender nosso projeto. Conhecer outras iniciativas e implementá-las sempre é muito bom”, acrescenta Rachel.

Galeria de Fotos

Projetos Sustentáveis serão homenageados pela Administração do Plano Piloto