23/01/2020 às 18:50, atualizado em 24/01/2020 às 10:19

Novas creches e escolas reforçam educação no DF

Cinco unidades vão beneficiar Ceilândia, Samambaia, São Sebastião, Lago Norte e Sol Nascente. Ano letivo começa em 10 de fevereiro

Por Agência Brasília*

Uma das prioridades da atual gestão do Governo do Distrito Federal, a educação, tem  muitas novidades programadas para este ano, com destaque para a abertura de novas unidades de ensino. Para fevereiro, estão previstas as inaugurações de cinco creches e uma escola. Com isso, serão contempladas mais de 1,8 mil crianças das comunidades de Ceilândia, Samambaia, São Sebastião, Lago Norte e Sol Nascente.

Logo no começo do ano letivo (10 de fevereiro), será inaugurado o Centro de Educação da Primeira Infância (Cepi) Parque dos Ipês, em São Sebastião. Ainda em fevereiro, devem ser inaugurados os Cepis Papagaio, em Ceilândia; Cajuzinho, no Lago Norte; e Periquito e Bem-te-Vi, ambos em Samambaia. Serão 870 novas vagas nessas creches, além de outras 5 mil vagas, a serem ofertadas pelo Cartão Creche. Outras cinco unidades devem ser inauguradas no segundo semestre – ótima notícia para as famílias e, principalmente, para a criançada.

Sol Nascente

No Sol Nascente, a novidade é que os estudantes da pré-escola e dos anos iniciais do ensino fundamental poderão estudar em uma nova unidade, a Escola Classe Juscelino Kubitschek. A nova opção de formação dos jovens alunos será inaugurada em 13 de fevereiro. O espaço atenderá cerca de 960 estudantes, e o prédio terá quadra coberta, sala de música e  pátios com piso emborrachado, entre diversos outros ambientes adequados para o ensino de qualidade.

Já em Brazlândia, a Escola Técnica vai beneficiar 1,2 mil estudantes O local está com as obras em andamento e deve ser entregue à comunidade ainda neste primeiro semestre.

A Secretaria de Educação (SES)  também trabalha para a reabertura de cinco unidades que, enquanto  estão fechadas, mantêm seus alunos atendidos atualmente em outras escolas. O CEF 01 da Vila Planalto está em fase final de reconstrução e deve ser reinaugurado em abril. A EC 59 e o CEM 10, ambos em Ceilândia, e o Caic Castello Branco, no Gama, encontram-se com os editais em análise para abertura das licitações. A EC 52, de Taguatinga, terá continuidade no processo licitatório, autorizado em janeiro.

Além dessa unidades, já estão finalizados os projetos para reconstrução das escolas classe 410 e 415, de Samambaia.

[Numeralha titulo_grande=”R$ 43,4 milhões” texto=”total de recursos utilizados na reforma e manutenção de 509 escolas” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

No Mangueiral, para o primeiro trimestre, estão previstas as licitações de uma escola classe, um centro educacional e um centro de ensino fundamental; e, para o segundo semestre,  a licitação de um Cepi. No Paranoá, haverá licitação para a construção de um centro de ensino médio. Novas escolas técnicas deverão ser licitadas para atender, também, o Paranoá e Santa Maria, ampliando, assim, o leque de opções para as famílias que preferem ver seus filhos estudando perto de casa.

Reta final para o início das aulas

No ano passado foram inauguradas duas creches em Samambaia, os Cepis Azulão e Bambu, que incrementaram o atendimento às crianças de zero a 5 anos na região. Além disto, houve reformas e manutenção em 509 escolas, com investimento de R$ 43,4 milhões. Entre os serviços executados, estão reformas em coberturas, instalações elétricas e hidrossanitárias e reparos em pisos e instalações de gás. As medidas foram necessárias para tornar o ambiente mais seguro e capaz de proporcionar ainda melhores condições para estudantes, professores e funcionários.

O esforço empenhado garante um retorno das aulas em 2020 com segurança e conforto para os 460 mil estudantes da rede pública. Enquanto isso, durante o período de recesso das atividades pedagógicas, estão sendo atendidas demandas, principalmente as ocasionadas pelas fortes chuvas ocorridas no Distrito Federal, desde o início do período das chuvas.

*Com informações da Secretaria de Educação