27/01/2020 às 19:56, atualizado em 27/01/2020 às 20:01

Folia em Brasília atrai turistas de blocos de rua e tem bons preços

A cidade está em 2º lugar na lista de destinos mais baratos em passagem e hospedagem

Por Agência Brasília*

Os espaços públicos têm sido aproveitados para receber moradores e turistas que procuram pular o carnaval em eventos gratuitos ou de baixo custo. Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

O carnaval de Brasília está em ascensão e vem se firmando, nos últimos anos, como uma das grandes festas do país em relação aos blocos de rua. Em 2020, dezenas de bloquinhos farão a alegria dos foliões, numa grande festa acessível e democrática. Os espaços públicos da cidade têm sido cada vez mais aproveitados para receber moradores e turistas que procuram pular o carnaval em eventos gratuitos ou de baixo custo, e com segurança garantida.

De acordo com levantamento do site de buscas Kayak, Brasília está em 2º lugar na lista de destinos mais em conta nos valores de passagem e hospedagem para os dias de folia. O preço médio final de Brasília, que inclui as passagens de ida e volta e as diárias para os seis dias, ficou em R$ 665,00. A capital federal ficou atrás apenas de São Paulo, com valor médio de R$ 608,00.

A pesquisa foi feita com voos entre os dias 21 e 26 de fevereiro, saindo de todos os aeroportos do país e com destino a qualquer cidade do mundo. Foram considerados na busca os hotéis três estrelas que incluem café da manhã, estacionamento e rede wi-fi.

[Olho texto=”Estamos preparando uma festa especial, à altura dos 60 anos de Brasília. O carnaval 2020 será diferenciado, com opções para todos os públicos.” assinatura=”Bartolomeu Rodrigues, secretário de Cultura e Economia Criativa” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Hotelaria
A chegada de turistas para as festividades deve movimentar o setor de hotelaria. A estimativa da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do DF (Abih/DF) é de uma taxa de ocupação de 32%, um crescimento em relação a 2019, quando a ocupação média foi de 24% no período do carnaval. “Temos que valorizar as características da nossa cidade, que tem muitos espaços abertos que podem ser aproveitados para receber os foliões com conforto e segurança. O carnaval é uma grande força que podemos explorar para movimentar a economia e trazer vida e alegria à capital federal, mostrando mais uma vez que somos muito mais do que o centro do poder no país”, destaca a secretária de Turismo, Vanessa Mendonça.

“Estamos preparando uma festa especial, à altura dos 60 anos de Brasília. O carnaval 2020 será diferenciado, com opções para todos os públicos. O GDF trabalha em conjunto para garantir segurança e diversão para quem brinca o carnaval e também para quem não gosta folia”, complementa Bartolomeu Rodrigues, secretário de Cultura e Economia Criativa do DF.

A psicóloga Juliana Souza, 39 anos, mora em São Paulo e vai unir à folia com a visita à família. Ela chega à capital federal no dia 21 de fevereiro para aproveitar os bloquinhos com os primos, moradores da cidade. “Eu sempre passo o carnaval no Rio de Janeiro ou Salvador, que são os circuitos mais conhecidos. Mas minha família que mora em Brasília diz que o carnaval da cidade está melhor a cada ano e tem muitas atrações acessíveis. Além disso, as passagens aéreas também são mais baratas, ainda mais se você comprar com antecedência. Estou na expectativa e empolgada por fazer algo diferente”, afirma.