27/01/2020 às 09:43, atualizado em 27/01/2020 às 14:12

Rodoviária já tem elevador funcionando; reforma acaba em 90 dias

Ação vai melhorar a mobilidade de cerca de 600 mil passageiros. O contrato prevê R$ 1,8 milhão anual na manutenção

Por Ana Luiza Vinhote, da Agência Brasília 

A reforma das escadas rolantes e dos elevadores da Rodoviária do Plano Piloto começaram nesta segunda-feira (27) e já mostra efeitos: um dos elevadores está em pleno funcionamento. Segundo o diretor da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), Cândido Teles, a manutenção começou pelos equipamentos próximos a estação do metrô por ter um fluxo maior de pessoas. Cerca de 600 mil pessoas passam pelo terminal diariamente.

“Este contrato prevê a reposição de peças e manutenção das escadas para que elas não fiquem paradas. Um técnico da empresa também ficará no terminal para dar todo o suporte necessário. No passado, os equipamentos não recebiam a assistência adequada”, explica Teles.   

Foto: Acácio Pinheiro/Agência Brasília

A previsão é de que em 90 dias os equipamentos estejam funcionando. O contrato da empresa licitada foi assinado na sexta (24). O valor anual da manutenção, prorrogáveis por mais cinco, será de R$ 1,8 milhão. De acordo com Teles, a meta colocar, por mês, dois elevadores e quatro escadas rolantes funcionando.

Facilidade

Foto: Acácio Pinheiro/Agência Brasília

Nesta segunda, Suzi Regina, 40 anos, não teve que pedir ajuda para locomover a filha cadeirante, Maria Clara, 10 anos. Com o elevador funcionando, a moradora do Cruzeiro Velho conseguiu deslocar-se com tranquilidade. “Eu sempre tenho que pedir para um dos policiais que ficam aqui e eles são muito solícitos, mas hoje foi diferente”, comemora. 

Kelly da Silva (foto acima), 32 anos, passa pela rodoviária todos os dias. Com um problema de saúde nas pernas, ela diz que ter o elevador funcionando facilita a caminhada diária. “Eu sou diarista, então já tenho um dia muito cansativo. Fico aliviada ao ver que o elevador está funcionando”, comenta a moradora da Cidade Ocidental.