30/01/2020 às 10:16

Licitação de imóveis: saiba como participar pela internet

Número de pessoas que se renderam às facilidades da web tem aumentado. Em 2019, 15% dos interessados optaram pelo meio eletrônico

Por Agência Brasília *

Periodicamente, a Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap) lança edital de Licitação de Imóveis. Quaisquer pessoas física ou jurídica podem participar do certame.  O mais interessante, porém, é que todo o processo licitatório pode ser feito de maneira on-line, sem que o interessado precise comparecer ao edifício-sede da empresa. O acesso é possível pelo site: www.terracap.df.gov.br.

O bancário Michel Marques, de 35 anos, arrematou um lote residencial no Guará. Ele conta a comodidade de realizar todas as etapas via internet. “Foi uma experiência muito positiva. O processo foi fácil e simples. Até a licitação é transmitida ao vivo pelo site da empresa. Pude acompanhar tudo sem sair de casa”, finaliza.

Segundo o chefe do Núcleo de Comercialização (Nucon) da Terracap, Isac Martins, o número de pessoas que se renderam às facilidades da internet tem aumentado. “Em 2019, aproximadamente 15% dos interessados optaram por participar de maneira eletrônica”, revela Martins.

A empresa pública é responsável pela gestão do patrimônio imobiliário da cidade. Por meio dos editais de Licitação de Imóveis, a Terracap disponibiliza para venda terrenos em todo o DF, com variados tamanhos e destinações. 

Agora em janeiro, são 57 imóveis, a grande maioria projeções para a implantação de atividades econômicas diversas. Mas há opções também para quem procura um lote residencial.


Veja abaixo como participar do processo licitatório pela internet:

  • Acesse o site da Terracap (terracap.df.gov.br), procure a opção “Compre imóveis” e clique em “Saiba Mais”;  
  • Faça o download do edital. Leia-o atentamente. Escolha o lote de interesse;
  • Em seguida, escolha a opção “Proposta Online”;
  • Faça o seu cadastro;
  • Preencha o formulário da proposta;
  • Recolha a caução de 5% correspondente ao valor do lote, que funciona como garantia para habilitação na licitação.

A proposta e o comprovante de pagamento da caução devem ser enviados eletronicamente no horário estabelecido no edital de licitação – geralmente entre 9h e 10h, como será nesta sexta-feira (31). 

A mesma regra vale para quem optou por participar presencialmente, nesse caso, o documento deve ser entregue na urna na do edifício-sede da Terracap.  Isso acontece para que a licitação ocorra de maneira igual e transparente.

O resultado parcial dos vencedores é transmitido ao vivo e pode ser acompanhado pelo site da Terracap ou pelo YouTube. No mesmo dia, o relatório com o nome dos ganhadores é disponibilizado também na página da empresa.

* Com informações da Terracap