11/02/2020 às 15:34, atualizado em 12/02/2020 às 14:08

GDF Presente reconstrói trecho da DF-205

Parte da pista desmoronou devido às fortes chuvas. Em menos de 24 horas equipes do governo começaram os reparos

Por Ana Luiza Vinhote, da Agência Brasília

Cerca de 200 veículos passam pela pista diariamente | Foto: Acácio Pinheiro / Agência Brasília

Um techo da pista na DF-205 na Fercal, que desmoronou devido às fortes chuvas nesta segunda-feira (10), será reconstruído pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER/DF). Além de ser utilizada por motoristas da região, a estrada também dá acesso a duas escolas classes, Córrego do Ouro e Catingueiro. Cerca de 200 veículos passam pelo local diariamente, entre motos, ônibus rurais e escolares, caminhões e outros tipos de carro.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

A previsão é de que a obra, que começou em menos de 24 horas após o incidente, termine até a próxima sexta-feira (14), o que vai melhorar a mobilidade da população local. Segundo o coordenador do Polo Norte do programa GDF Presente, Ronaldo Alves, são 20 profissionais trabalhando com uma pá carregadeira, uma moto niveladora e uma retroescavadeira.

A ação é uma parceria do GDF Presente e da Administração Regional da Fercal. De acordo com o administrador da região, Fernando Gustavo Lima, rondas diárias são feitas para identificar os pontos com risco de desmoronamento.

“Principalmente nas áreas rurais, onde há muita ocupação desordenada. Um dos nossos objetivos é impedir essas erosões”, enfatiza.

Homens entraram em ação para reparar o estrago menos de 24 horas depois do desabamento | Foto: AR Fercal / Divulgação

Outras ações

Em dezembro do ano passado, intervenções foram feitas para melhorar a qualidade de vida da população da área rural. Terraplanagem, implantação de meios-fios e aplicação de pó de brita serviram para fixar os quase 15 mil bloquetes utilizados na obra.

Também foi construída uma estrutura para evitar que a força da chuva alague o espaço.