11/02/2020 às 20:10, atualizado em 12/02/2020 às 09:41

Novas linhas para o Gama são discutidas em audiência pública

Cerca de 60 moradores do Gama ouviram propostas de melhoria para o sistema de transporte

Por Agência Brasília *

O morador Edivaldo Neto diz ter aprovado as mudanças na região. “Debates como este contribuem para identificarmos o problema e acharmos uma solução” | Foto: Valter Nunes / Administração do Gama

Uma audiência pública promovida nesta segunda-feira (10), na Administração Regional do Gama, serviu para apresentar aos moradores as melhorias a serem implantadas na região no setor de transporte público. A proposta inclui a criação de uma linha semiexpressa saindo do Terminal do Gama com destino à W3 Norte e outra para o Setor de Indústrias Gráficas (SIG). Ambas passarão pelo Eixão.

Também haverá duas linhas saindo da Estação Park Way (Floricultura), uma para a W3 Sul/Norte e outra para o SIG. Além disso, mais cinco linhas terão os horários ampliados.

A audiência reuniu cerca de 60 moradores, além de técnicos da Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob), do administrador do Gama, José Elias de Jesus, e representantes da concessionária que opera no local.

A proposta de melhoria foi apresentada pelo servidor da Subsecretaria de Infraestrutura e Planejamento da Semob Alessandro Barbosa, que ressaltou que a secretaria “quer evitar qualquer tipo de transtorno para a população”. “Por isso, está propondo reduzir o tempo de espera dos ônibus e possibilitar um maior número de oferta de linhas”, ressaltou o servidor.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Moradora do Gama há 50 anos, Cleuza Maria da Silva parabenizou o GDF pela iniciativa e solicitou que acrescentassem a rodoviária e o Hospital do Gama no trajeto da Linha 201. “É ótimo termos um governo presente que ouve a população. Precisamos eliminar as deficiências daqui. As linhas precisam facilitar a vida do povo”, defendeu.

Também presente ao debate, Edivaldo Neto aprovou a proposta apresentada e destacou que “o sistema de transporte melhorou muito, mas ainda existem falhas”. “Debates como este contribuem para identificarmos o problema e acharmos uma solução. Eu aprovo essas novas linhas para a W3. O aumento da oferta vai ser bom para nós”, elogiou.

Cleuza Maria da Silva parabenizou o GDF pela iniciativa: “É ótimo termos um governo presente que ouve a população” | Foto: Valter Nunes / Administração do Gama

Viagens mais rápidas

Com as alterações propostas, usuários terão viagens mais rápidas, com ganhos de cerca de 35 minutos no sistema troncal. Já a linha semiexpressa representará economia de até 55 minutos no tempo total de viagem.

Usuária do BRT, Diana Dias disse conhecer bem o sistema e afirma que as viagens são muito mais rápidas nele. “Essas faixas agilizam o tempo de viagem e o ônibus chega muito rápido. Eu sou a favor dessas novas linhas do BRT”, resumiu.

Já a manicure Lucilane Araújo também concordou com as novas linhas. “Moro no Gama há 10 anos e trabalho na Asa Norte. Essas linhas vão facilitar muito para mim.”

Santa Maria

A próxima região administrativa a receber a audiência pública sobre o assunto será Santa Maria. A Semob, em parceria com a administração regional, apresentará melhorias a serem programadas para as linhas da região e ouvirá sugestões da população.

A reunião será realizada nesta quarta-feira (12), às 19h, na Administração Regional de Santa Maria.

 

* Com informações da Secretaria de Transporte e Mobilidade