12/02/2020 às 13:32, atualizado em 12/02/2020 às 13:53

Comportas da Barragem do Paranoá serão abertas hoje (12)

SSP alerta moradores da região próxima ao lago e ao Rio Bartolomeu sobre riscos em possível mudança repentina no volume de água 

Por Agência Brasília *

A Subsecretaria do Sistema De Defesa Civil, vinculada à Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP/DF), emitiu um alerta aos moradores da região próximo ao Lago Paranoá. O motivo é a abertura das comportas que será realizada nesta quarta-feira (12) pela Companhia Energética de Brasília (CEB). 

No aviso, a Defesa Civil orienta os moradores a evitarem atividades às margens do rio São Bartolomeu, para onde a agora seguirá. “Pode haver uma mudança repentina no volume de água, por isso esta orientação”, esclareceu o subsecretário da Defesa Civil, coronel Sérgio Bezerra.

O órgão acionou ainda o Grupamento de Aviação Operacional (Gavop) , do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF). A previsão de decolagem também será às 14h.  Também foi solicitado o apoio do Grupamento de Busca e Salvamento (GBS), também do CBMDF. De acordo com Bezerra, essa é uma ação medida de prevenção.


Histórico
A abertura ocorre pelo segundo ano consecutivo, em função do aumento das chuvas. Em 2018, o Distrito Federal atravessou uma séria crise hídrica, ao ponto de adotar racionamento de água. A finalidade da iniciativa é controlar o volume de água represado e atender protocolos de segurança. O monitoramento do nível do lago é uma atribuição da CEB Geração. A diretora técnica da instituição, Priscila Paris, explica essa é uma medida para preservar vidas. “Pedimos para que se evite circular às margens  do rio Paranoá, o que inclui a prática de pesca e banho no local”, reforça.


* Com informações da Secretaria de Segurança Pública