12/02/2020 às 15:10, atualizado em 12/02/2020 às 18:50

Ouvidoria recebe 70% a mais de elogios durante janeiro

Quantidade geral de reclamações, informações, denúncias e sugestões também cresceu. Assim como a resolutividade dessas demandas

Por agência Brasília *

A Ouvidoria da Secretaria de Saúde aumentou em 70% o número de elogios recebidos, comparando os números de janeiro do ano passado com os de janeiro deste ano. Passou de 315, em 2019, para 537, em 2020. As manifestações também cresceram: no mesmo período do ano passado, foram recebidas 3.318 delas – enquanto que este ano foram 4.599. Um aumento de 39% incluindo, além de elogios, reclamações, pedidos de informações, solicitações, denúncias e sugestões.

Destaque, também, para o aumento de 34% para 41% no índice de resolutividade das demandas, se comparado janeiro de 2020 com o mesmo período do ano passado. Isso significa dizer que as denúncias, reclamações e solicitações feitas pela população estão sendo resolvidas com mais agilidade.

“Quando recebe a demanda, a ouvidoria direciona a manifestação para a área técnica, que responde via sistema. Após receber a resposta, o cidadão pode avaliar como resolvida ou não resolvida”, explica o gerente de Triagem de Controle de Qualidade da Ouvidoria, Thyerys Araruna Almeida.

Segundo o chefe da Unidade Setorial de Ouvidoria da Secretaria de Saúde, Marcos Paulo Freire, o aumento da resolutividade foi resultado de um combinado de ações da Ouvidoria da Saúde em conjunto com as 16 ouvidorias seccionais e os mais de 200 interlocutores de ouvidoria da pasta.

“Estas ações possibilitaram maior agilidade com relação ao tempo de resposta ao cidadão e a melhoria na qualidade dessas respostas, facilitando a compreensão e aumentando a credibilidade no sistema de Ouvidoria”, destaca.

Credibilidade
Esse aumento de credibilidade também justifica o crescimento do número de manifestações à Ouvidoria da Secretaria de Saúde. “A população tem visto a ouvidoria como interlocutora, uma ponte entre o governo e a sociedade”, comenta ele. 

“A facilidade e a comodidade de poder solicitar serviços, pedir informações, reclamar de serviços prestados, sugerir mudanças, denunciar práticas irregulares e elogiar servidores e instituições, por meio do sistema OUV-DF, pelo site de qualquer lugar, também colabora”, ressalta o gerente de Acompanhamento de Ouvidorias da Secretaria de Saúde, Alessandro Sá. Ele observa que o setor também tem buscado o melhoramento contínuo e qualidade nos serviços prestados.

* Com informações da Secretaria de Saúde