13/02/2020 às 09:00, atualizado em 13/02/2020 às 14:02

Ciclovia entre Santa Maria e Gama próxima da conclusão

Capa de asfalto já está 100% pronta e sinalização aguarda final do período de chuvas para ser feita

Por Hédio Ferreira Júnior, da Agência Brasília

A pista se somará aos 53,3 quilômetros de ciclovias que o DER/DF vem construindo. Foto: Tony Oliveira/Agência Brasília

A ciclovia de 3,6 quilômetros na DF-483, que liga o Gama à Santa Maria, está em fase de conclusão. O Governo do Distrito Federal (GDF), por meio do Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER/DF), já asfaltou todo o trecho da pista, construída no canteiro central da via entre as duas regiões administrativas.

A pista se somará aos 53,3 quilômetros de ciclovias que o DER/DF vem construindo para ampliar as possibilidades de bicicletas, reduzindo a emissão de poluentes no meio ambiente e criando alternativas de transporte. A previsão para os próximos três anos é de construção de mais 90 quilômetros.

Além disso, há 42 quilômetros de acostamentos cicloviáveis em rodovias do Distrito Federal. A pista na DF-483, dividida em faixas de duas mãos, servirá também para lazer de moradores da região.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”centro”]

O DER/DF espera concluir todo o processo de sinalização da pista até o final da primeira quinzena de março. Atualmente, as áreas laterais à ciclovia estão sendo gramadas e alambrados de segurança em pontos específicos estão sendo instalados. As duas fases devem ser concluídas até este final de semana.

O órgão aguarda os dias de estiagem das chuvas e o tempo mais firme para iniciar a fase de pintura da sinalização horizontal (no chão) e a vertical (em totens).