13/02/2020 às 14:25, atualizado em 13/02/2020 às 14:41

Formação continuada agora tem seu dia no DF

A data, 10 de agosto, foi escolhida para se pensar no que está transformando a realidade da educação local

Por Agência Brasília*

O calendário oficial do Distrito Federal ganhou uma nova data para celebrar a educação: o Dia da Formação Continuada, que será comemorado em 10 de agosto. O dia é em homenagem à criação da Escola de Aperfeiçoamento de Pessoal, instituída no mesmo dia em 1988 e que posteriormente teve nome mudado para Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação (Eape). A homenagem se tornou lei após publicação no Diário Oficial dessa quarta-feira (12).

“A formação continuada é uma política pública central para o sucesso de outras políticas públicas, pois prepara os profissionais para as diretrizes e normas norteadoras”, diz o subsecretário de Formação Continuada dos Profissionais da Educação, André Bento. Por isso mesmo, a educação continuada se tornou um dos pilares do programa de educação do GDF, que transformou a Eape numa subsecretaria no ano passado, compreendendo o desenvolvimento contínuo dos profissionais e permitindo o desenvolvimento de melhores escolas e da Educação como um todo.

O Distrito Federal é uma das unidades federativas do país que exige formação superior de todos os seus professores e um plano de carreira que privilegia a sua formação, tornando a sua rede pública uma das mais bem preparadas do Brasil. O curso superior é exigido mesmo dos professores temporários. A Eape é responsável por este planejamento.

Eape
A Eape oferece formação continuada aos profissionais da Educação do DF, incluindo servidores das carreiras Magistério e Assistência. A Eape oferece atualmente mais de 100 cursos por ano aos professores e proporciona o afastamento anual de cerca de 2 mil servidores para realizarem especialização, mestrado e doutorado.

A política de formação continuada é traduzida em números pelo Censo Escolar 2019 e registra, entre os professores efetivos da Secretaria de Educação, 16.540 com especialização, 1.132 com mestrado, 144 com doutorado e 17 com pós-doutorado.

A Eape oferece dezenas de cursos, presenciais e a distância, incluindo as mais variadas temáticas. A lista completa pode ser conferida no site da instituição.