17/02/2020 às 17:00, atualizado em 17/02/2020 às 18:15

Dia D contra sarampo apresenta balanço positivo e alta taxa de proteção

Das 58.854 pessoas que compareceram aos pontos de vacinação, 6% estavam com a vacina contra sarampo atrasada

Por Agência Brasília *

A imunização contemplou 88 pontos de vacinação no DF, com oferta de outras vacinas, como as preventivas à meningite C e ao HPV | Foto: Geovana Albuquerque / SES

Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, o último sábado (15) foi marcado pela mobilização nos 88 pontos de vacinação em todo o Distrito Federal – entre esses, quatro localizados em shoppings e dois em uma administração regional.

Foram imunizados crianças e jovens com idades entre 5 e 19 anos, que também atualizaram a caderneta de vacinação. Além da tríplice viral – que imuniza contra o sarampo, caxumba e rubéola –, estavam disponíveis outras vacinas, como contra a meningite C e HPV.

Das 58.854 pessoas que compareceram aos pontos de vacinação, 3.638 tinham a caderneta em atraso para a vacina tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), o que corresponde a 6% de vacinados. A área técnica de imunização da Secretaria de Saúde (SES) avalia o indicativo como um bom índice, pois demonstra que a população dessa faixa etária está protegida contra o sarampo.

“Considerando que esta campanha não tem uma meta estabelecida, pois tem como objetivo o resgate das pessoas que possuem alguma vacina em atraso, avaliamos o andamento da campanha como satisfatório”, analisa o diretor de Vigilância Epidemiológica, Cássio Peterka.

Procura aumentou

Segundo Peterka, a experiência de colocar postos de vacinação fora das salas convencionais foi positiva, pois houve grande procura da população. A campanha continua nas salas de vacinas da rede pública até 13 de março.

Mais duas etapas da campanha contemplarão outras faixas etárias: uma em junho, para pessoas de 20 a 29 anos, e outra em agosto, para o público com 30 a 59 anos de idade. No Distrito Federal, oito casos de sarampo foram confirmados em 2019. Neste ano, cinco, notificados, se encontram sob investigação.

Em relação à atualização das demais vacinas, a maior demanda foi para HPV, meningite C e febre amarela. Apenas no sábado, foi distribuído um total equivalente a um mês de consumo dessas doses.

 

* Com informações da SES