17/2/20 15:51
Atualizado em 18/2/20 às 15:06

Itapoã recebe Unidade Básica de Saúde reformada e ampliada

Nova estrutura beneficiará cerca de 12 mil pessoas

Revitalizada, a UBS 3 também teve seu espaço ampliado, passando de quatro para seis consultórios médicos e de enfermagem | Foto: Breno Esaki / SES

A população do Itapoã comemorou, nesta segunda-feira (17), a inauguração da nova estrutura da Unidade Básica de Saúde (UBS) 3, que beneficiará cerca de 12 mil pessoas. Após três meses em reforma, o espaço foi revitalizado e ampliado, passando de quatro para seis consultórios médicos e de enfermagem.

Quem agradece são os moradores, como o atendente de caixa Denis dos Santos, que levou o filho para fazer alguns exames na unidade. “Ficou muito bom aqui”, destacou. “Agora temos bancos novos, salas mais arejadas, o chão foi asfaltado. Tudo isso melhora o atendimento”.

Presente à inauguração, o governador em exercício, Paco Britto, ressaltou a importância de a UBS oferecer também o atendimento da sala de hidratação, voltada a pacientes com suspeita de dengue. “Com essas reformas feitas, todas as UBSs terão centros de hidratação, que podem evitar 90% dos casos da doença”, garantiu.

Atenção Primária

O secretário de Saúde, Osnei Okumoto, lembra que a reforma é resultado do contrato de manutenção predial elaborada para as unidades de saúde do DF. Com isso, a ideia é garantir uma assistência melhor na Atenção Primária.

“Com o investimento de R$ 300 mil, fizemos melhorias na condição do prédio, com pintura, mais salas de acolhimento e equipamentos novos para o atendimento”, disse. “Essa unidade também terá uma sala de vacinação, que não havia anteriormente. Tudo para reforçar nosso compromisso com a população.”

No caso da UBS 3 do Itapoã, depois de revitalizada, a unidade contribuirá para a região administrativa superar 90% de cobertura da Estratégia Saúde da Família (ESF). “Hoje ela trabalha com três equipes constituídas da Saúde da Família; é uma região extensa, mas só esta unidade atenderá 12 mil pessoas”, adiantou a superintendente da Região de Saúde Leste, Raquel Beviláqua.

O Itapoã conta com 14 equipes de Saúde da Família. A cidade faz parte da Região de Saúde Leste, que está com 79% de cobertura de ESF e 28 UBSs. Ao todo, são 62 equipes de Saúde da Família, das quais 21 possuem equipe de saúde bucal.

| Foto: Renato Alves / Agência Brasília

Atendimentos

 Além das três equipes ESF, a unidade conta com duas de saúde bucal. Os atendimentos de odontologia são realizados no contêiner cedido pelo Hospital Universitário de Brasília (HUB), localizado próximo à UBS.
Após conhecer o local onde é prestado esse atendimento, o secretário Osnei Okumoto aproveitou para visitar o Centro de Atenção Psicossocial (Caps), próximo à UBS 3, que ainda fica perto da Administração Regional do Itapoã.

Em 2020, esta é a primeira UBS reformada entregue à população. Em 2019, outras unidades foram concluídas e entregues: uma nova em Planaltina, um posto de atendimento em área rural do Paranoá, uma na Divisão de Controle e Custódia de Presos da Polícia Civil e duas reformadas – uma em Santa Maria e outra no Gama.

* Com informações da Secretaria de Saúde (SES)