17/02/2020 às 15:45

Vigilância Ambiental aplica fumacê na Colméia 

Objetivo foi eliminar focos do mosquito Aedes aegypti no presídio feminino, localizado no Gama

Por Agência Brasília *

Agentes de Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde estiveram na Penitenciária Feminina do Distrito Federal, popularmente conhecida como Colméia, e aplicaram fumacê no local. Além disso, passaram pelo terreno da unidade e eliminaram todos os possíveis focos do Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chicungunya.

“Na inspeção, passamos o fumacê pesado na área externa da penitenciária, para eliminar os berçários onde nascem o Aedes. Já o ultra baixo volume (UBV) passamos dentro dos blocos, para matar os mosquitos intradomiciliares”, conta a chefe do Núcleo de Vigilância Ambiental de Santa Maria, Suely Duarte.

Na ação, as equipes de Vigilância Ambiental da Santa Maria e do Gama se uniram para cobrir o maior número possível de locais na Colméia. No momento da aplicação, dentro do presídio, as detentas foram retiradas para o pátio onde tomam sol, voltando uma hora depois que o fumacê se dissipou no ambiente.

A previsão é que os agentes de Vigilância Ambiental voltem à unidade penitenciária, nesta segunda-feira (17), para concluírem os trabalhos nos dois blocos restantes.

A última aplicação de fumacê na Colméia foi realizada em outubro do ano passado. Todos os presídios passam por inspeção da Vigilância Ambiental para verificar focos do Aedes aegypti.

* Com informações da Secretaria de Saúde-DF