19/02/2020 às 12:43, atualizado em 20/02/2020 às 18:37

Avenida comercial do Jardim Botânico ganhará vagas de estacionamento

Reivindicação antiga da população, a obra vai beneficiar cerca de 60 mil pessoas, entre motoristas e comerciantes 

Por Ana Luiza Vinhote, da Agência Brasília 

A avenida comercial do Jardim Botânico ganhará 256 estacionamentos. Demanda de mais 30 anos de moradores e comerciantes locais, a obra começou nesta quarta-feira (19) nos trechos 8 e 9, com previsão de entrega em março. Em seguida será a vez de outros trechos. A ação do governo vai beneficiar cerca de 60 mil pessoas que transitam pelo local. O investimento será de R$ 143.744,75. 

O administrador do Jardim Botânico, João Carlos Lóssio, explica que, por não ter vagas, muitas vezes os motoristas estacionam em lugares irregulares. “Isso gerava um transtorno no local, aumentava o congestionamento no trânsito e os condutores acabavam sendo multados”, ressalta. 

A ação é uma parceria da administração da cidade com a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) e com o projeto Mãos Dadas pela Cidadania, da Secretaria de Segurança Pública. São três máquinas da administração e 25 reeducandos, que estão produzindo os bloquetes e vão participar da obra.  

População aprova 

“Aqui tem muito movimento, principalmente no fim de semana”, diz o comerciante Hélio Nogueira  | Foto: Lúcio Bernardo Júnior / Agência Brasília

 

“Aqui tem muito movimento, principalmente no fim de semana. Às vezes, os consumidores deixam de vir aqui por conta da falta de vagas. Já fizemos muitas reclamações e, inclusive, os comerciantes se disponibilizaram a fazer a obra, mas não tínhamos sequer autorização”, reclama o morador e comerciante, Hélio Nogueira.

Assim como Hélio, Cássio Pádua, 49 anos, acredita que as vendas vão melhorar após a construção das vagas. “Quando o cliente chega no local, procura um lugar para parar o carro e não encontra, ele vai embora. Com novo estacionamento, ele vai se interessar em visitar os comércios, além de ser uma obra que vai desafogar o trânsito nessa região”, opina.