20/02/2020 às 14:53

Residentes promovem jornada de saúde mental 

Mais de 300 inscritos participaram do evento, promovido no Centro Universitário Estácio, em Taguatinga Sul

Por Agência Brasília *

 Integrantes do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental do Adulto promoveram, na quarta-feira (19), a III Jornada Acadêmica de Saúde Mental Interdisciplinar (Jasmin). Com 350 inscritos, o encontro ocorreu no Centro Universitário Estácio, em Taguatinga Sul.

Entre os participantes, estavam 23 residentes da terceira turma do programa, desenvolvido pela Secretaria de Saúde (SES) com apoio da Escola Superior de Ciências da Saúde (Escs), que faz parte da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs).

“Este evento proporciona o compartilhamento dos conhecimentos adquiridos ao longo do processo da residência, contribui para uma formação profissional crítica e reflexiva dos residentes e trabalhadores no âmbito da saúde mental e, consequentemente, fortalece a rede de atenção à saúde”, resumiu a coordenadora do programa, Helicínia Peixoto.

Áreas entrelaçadas

“Destacamos a importância da residência multiprofissional, em que as áreas de saúde se entrelaçam de uma forma positiva em prol do melhor atendimento ao usuário, principalmente na área da saúde mental”, reforçou o diretor-executivo da Fepecs, Marcos de Sousa Ferreira.

A residente e assistente social Ediléia Santana, uma das organizadoras do evento, destacou a Jornada Jasmim como um momento importante para pensar a prevenção da saúde mental.

“Estamos diante de muita precarização das políticas de saúde, causando impacto direto na saúde mental”, declarou. “Debater em um espaço como esse é importante para a gente entender o quanto precisamos trabalhar com a prevenção e como fortalecê-la para que não tenhamos um número tão absurdo de suicídios, de adoecimentos, e como podemos alcançar uma qualidade de vida.”

 

* Com informações da SES