20/02/2020 às 08:57, atualizado em 21/02/2020 às 17:45

Veja o que abre e o que fecha no Carnaval 

Com as festas e o feriado, horários de circulação de ônibus e metrô serão alterados. Atendimento de instituições como BRB, CEB e Caesb também muda. Saúde e Segurança terão esquemas especiais de plantão

Por Agência Brasília  

Mais de 200 eventos cadastrados prometem agitar a cidade com a maior festa popular do país. Com o Carnaval e o consequente feriado prolongado, os serviços públicos serão afetados. O Decreto n° 40.440, de 5 de fevereiro de 2020, determina ponto facultativo de segunda (24) a quarta-feira (26), válido para órgãos da administração direta, autárquica e fundacional. Para não perder nada, confira quais equipamentos abrem e fecham no período. A programação completa da festividade está disponível no site do Carnaval 2020.


Transporte público
A frota de ônibus terá reforço de sábado a terça, com aumento de viagens após os eventos em 48 linhas que saem da Rodoviária do Plano Piloto para as regiões administrativas. Na segunda, as viagens serão realizadas de acordo com a tabela horária de sábado, podendo realizar saídas extras. Na terça, as linhas seguem tabela de domingo. Na quarta, as viagens serão de dia útil, com o pico da manhã entre 11h e 14h.

Foto: Acácio Pinheiro/Agência Brasília

O Metrô terá horário de funcionamento estendido até a meia-noite de sexta a terça. Após às 23h30, o acesso dos usuários será feito apenas pelas estações Central (Rodoviária do Plano Piloto) e Galeria, mas o desembarque ocorrerá em todas as estações. No domingo, abre às 7h. Na quarta, o horário normal será retomado, das 5h30 às 23h30. 

DER
Os serviços de atendimento ao público – setor de multas e ouvidoria – fecham de segunda a quarta. Os responsáveis por operações tapa-buracos seguem escala de plantão para atender a emergências, assim como a fiscalização de trânsito. O Eixão do Lazer funcionará somente na terça-feira. As operações de reversão de pistas (Estrutural, DF-250, subida do Colorado) serão suspensas na segunda, na terça e na manhã da quarta e retomada no pico da tarde do dia 26. 

Agência Brasília/Arquivo

Detran
Não haverá atendimento ao público nos postos de atendimento e no Na Hora. Nesse período, as equipes de educação, engenharia e fiscalização de trânsito atuarão em escala de plantão. No Carnaval, a corporação vai empregar efetivo de 450 agentes para controlar tráfego com 100 viaturas, 12 motocicletas, uma aeronave, três guinchos e uma empilhadeira, de acordo com os planejamentos específicos realizados em função do público estimado para cada evento.


CEB
As agências de atendimento fecham na segunda e terça. Na quarta, funcionam das 14h às 18h, com distribuição de senhas até 17h30. Emergências e teleatendimento (116) têm funcionamento normal 24h. 

Ceasa

Segunda-feira funciona normal

Terça e quarta-feira ponto facultativo: alguns permissionários irão abrir, outros não

Central Flores
Segunda e terça-feira fechado
Quarta-feira funciona normal de 8h às 17h

Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

BRB
As agências do Banco de Brasília estarão fechadas na segunda e terça. Na Quarta-Feira de Cinzas, funcionam do meio-dia até 16h.

Restaurantes Comunitários
Funcionamento normal no sábado, mas fecham de segunda a quarta.

Agências do Trabalhador
Fechadas de segunda a quarta. 

SLU
Funcionamento normal, exceto no domingo, dos serviços de coleta convencional e limpeza urbana, do Aterro Sanitário de Brasília, da Unidade de Recebimento de Entulho, da Coleta Seletiva e das Usinas de Tratamento Mecânico Biológico.   

No domingo, os serviços de limpeza urbana seguem regime de plantão. Serão suspensos os atendimentos das coletas convencional e seletiva e os funcionamentos das usinas e da Unidade de Recolhimento de Entulho. Nesse dia, o Aterro Sanitário de Brasília passará por manutenção interna. 

Outros órgãos 

Foto: Vinicius de Melo/Agência Brasília

Procon, Na Hora, Terracap, Codhab, Seduh, Junta Comercial e Iprev fecham para atendimento ao público de segunda a quarta.


Saúde
Unidades básicas de saúde e ambulatórios estarão fechados de segunda a quarta. Nenhuma das Farmácias de Alto Custo funcionarão durante o feriado de Carnaval. Todas as emergências dos hospitais regionais e as Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) vão funcionar 24 horas por dia. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também funcionará de forma ininterrupta, podendo ser acionado pelo telefone 192.

Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPs) permanecerão fechados de segunda a quarta. As exceções são os CAPs do tipo III, voltados ao atendimento de retaguarda e articulação em rede, que estarão com atendimento 24 horas por dia. 

A Fundação Hemocentro de Brasília abrirá no sábado, das 7h às 18h. Na segunda-feira, funcionará das 7h às 13h. Na quarta-feira, das 14h às 18h. Para agendar doações e obter mais informações, chame no número 160, opção 2.


Segurança
As forças de segurança atuarão em regime de plantão para garantir status operacional pleno no policiamento e na fiscalização em todo o período de folia. De segunda a quarta, não haverá expediente administrativo. 

O efetivo nas delegacias será reforçado, principalmente na área central, que concentra a maior parte dos eventos. Todas as delegacias circunscricionais do DF funcionarão em regime de plantão ininterrupto de 24h, assim como a Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam) e as duas Delegacias da Criança e do Adolescente (DCA I e II). 

Uma unidade móvel da Delegacia Especial de Repressão aos Crimes por Discriminação Racial, Religiosa, ou por Orientação Sexual, ou Contra a Pessoa Idosa ou com Deficiência (Decrin) ficará nas plataformas carnavalescas. 

Nos blocos haverá policiamento extra, com mais de 2,5 mil policiais militares. O policiamento convencional será mantido, da mesma forma que o 190.  

O pronto atendimento dos Bombeiros estará ativo 24 horas, de forma ininterrupta, sendo acionado por meio do número 193. Ao todo, 564 profissionais serão direcionados exclusivamente aos eventos de carnaval e 84 viaturas ficarão em pontos estratégicos para atender ocorrências.

Equipes da Subsecretaria do Sistema da Defesa Civil cumprirão regime de plantão, com agentes realizando vistorias de todos os eventos cadastrados para o Carnaval. 

Devido ao ponto facultativo, foram reagendadas as visitas aos internos do Centro de Detenção Provisória (CDP), Centro de Internamento e Reeducação (CIR) e Penitenciárias I e II que aconteceriam na quarta. Agora, ocorrerão na sexta-feira (28). As senhas poderão ser emitidas com a nova data. 


Espaços culturais e turísticos 

Biblioteca Nacional de Brasília
Fechada de segunda a quarta 

Biblioteca Pública de Brasília
Fechada de segunda a quarta 

Casa do Cantador
Fechada de domingo a quarta

Centro de Dança
Fechado de segunda a quarta 

Complexo Cultural Planaltina
Fechado de domingo a quarta 

Centro Cultural Três Poderes
Fechado segunda e terça. Nos demais dias, funciona normalmente, das 9h às 18h 

Cine Brasília
Funcionamento normal, das 15h às 23h 

Espaço Cultural Renato Russo
Funcionamento conforme programação de domingo a terça, das das 10 às 21h 

Memorial dos Povos Indígenas
Fechado na segunda. Funcionamento no sábado, domingo e terça das 10h às 17h, e na quarta das as 9h às 17h 

Museu do Catetinho
Fechado na segunda. Nos outros dias, funcionamento normal, das 9h às 17h 

Museu Nacional da República
Fechado de sábado a terça. Na quarta, funciona das 12h às 18h 

Museu Vivo da Memória Candanga
Fechado na segunda. Nos outros dias, funcionamento normal, das 9h às 17h

Jardim Botânico
Fechado na segunda para manutenção. Nos outros dias abre normalmente 

Planetário de Brasília
Funcionamento sábado, segunda e terça das 8h às 14h, fecha no domingo e retoma o funcionamento das 14h às 20h da quarta-feira 

Zoológico
Fechado na segunda. Nos outros dias, abre das 8h30 às 17h