21/02/2020 às 15:09

Hospital Regional de Brazlândia abre sala de hidratação venosa

Espaço é destinado ao atendimento a pacientes com suspeita ou diagnóstico de dengue

Por Agência Brasília*

O Hospital Regional de Brazlândia (HRBZ) abriu, nessa quinta-feira (20), uma sala de hidratação venosa (quando a substância para hidratar é injetada diretamente nas veias do paciente) para atendimento a usuários com suspeita ou diagnóstico de dengue. Localizada no pronto-socorro adulto do hospital, a ala tem capacidade para atender cinco pessoas por vez. As pessoas são acolhidas na tenda, montada na área externa do hospital, e encaminhadas para a sala de hidratação, caso seja necessário.

O gerente de emergência do HRBZ, Francisco Passos, explica que, primeiramente, os usuários são acolhidos pelo enfermeiro da tenda e recebem a classificação de risco para a dengue. “Caso o paciente apresente petéquias (manchas vermelhas pelo corpo) e prova do laço positiva, ele é submetido ao hemograma. De acordo com o resultado do exame e do quadro clínico, esse paciente passa por avaliação médica e já começa a receber os cuidados na sala de hidratação”, detalha o gestor.

As salas de hidratação fazem parte de uma série de diretrizes estipuladas pela Secretaria de Saúde no tratamento da dengue. O serviço tem como objetivo reforçar o combate ao mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypti, e melhorar o atendimento à população. “Oferecer esse atendimento faz parte de um conjunto de cuidados oferecidos aos pacientes acometidos com as arborviroses”, explica a superintendente da Região de Saúde Oeste, Lucilene Florêncio.

Esse tipo de ação também permite que os usuários sejam acolhidos e recebam uma assistência adequada aos casos suspeitos de dengue. “Enquanto aguarda a conclusão de exames preliminares, o paciente já recebe um primeiro atendimento direcionado ao seu diagnóstico”, finaliza Florêncio.

A doença

A dengue é uma doença febril aguda transmitida pela picada do mosquito Aedes Aegypti. Os principais sintomas são febre alta, náusea, vômito, manchas avermelhadas pelo corpo, dor de cabeça, dor no corpo, dor em volta dos olhos e sinal de sangramento. Diante desses sinais, o paciente deve buscar atendimento em uma Unidade Básica de Saúde mais próxima. Caso a equipe de saúde julgue necessário, o paciente poderá ser transferido para uma unidade hospitalar.

*Com informações da Secretaria de Saúde